segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 4

        O profeta acusa o seu povo dos seus enormes pecados, 1-2; em consequência dos quais eles são ameaçados de julgamentos pesados, 3-5. O próprio Deus é, então, apresentado a queixar-se da ignorância e obstinação de Israel; e como os seus sacerdotes tinham uma grande parte na culpa comum, declara-se que serão visitados com uma quota proporcional da ruína comum, 6-11. Depois, os pecados de idolatria e adivinhação são particularmente reprovados, 12-14; e Judá é exortada a acautelar-se com esses pecados, que haviam de deixar sua irmã rebelde Israel desamparada e desolada como um cordeiro no deserto, 15-16. Nos versículos restantes, o estilo varia, mas o assunto é o mesmo. Efraim está entregue à idolatria e a consequência necessária declara-se ser uma seca amarga! Imediatamente vemo-lo atado nas asas de uma tempestade violenta e levado como palha diante do vento, ou para a destruição, ou para o cativeiro, 17-19.
        1. O Senhor tem uma contenda. O que podíamos chamar uma "acção judicial", na qual Deus é Autor e os israelitas, réus. É Jeová versus Israel e Judá.
        2. Sangue junta-se a sangue. Os homicídios não são só frequentes, pelo contrário, os assassinatos são recíprocos.
        4. Todavia, ninguém contenda. Ou: "Nenhum homem contende." Todos estes males proliferam em todas as direcções sem que alguém os condene, pois todos são culpados. Porque o teu povo é. O povo e o sacerdote são igualmente rebeldes contra o Senhor, tendo-se os sacerdotes tornado idólatras, exactamente como o povo. O Bispo Newcome traduz  assim esta parte: "E, como é a provocação do sacerdote, assim é a do meu povo."
        5. Por isso cairás de dia. Da forma mais evidente e pública. E o profeta também cairá... de noite. O falso profeta, quando ocupado em fazer prognósticos nas estrelas. Assim eu destruirei a tua mãe A metrópole ou cidade mãe. Tem-se em vista Jerusalém ou Samaria.
        7. Eu mudarei a sua honra em vergonha. Como os idólatras mudaram em Dan e Betel a Minha glória na figura de um boi que come erva (Romanos 1: 23), assim eu mudarei a sua honra em vergonha ou ignomínia.
        8. Comem do pecado do meu povo. Chattath, a "oferta pelo pecado."

Sem comentários: