Capítulo 5:8-31
8. Eles não puderam ler a escritura. Porque ela estava no alfabeto hebraico puro, não no caldeu.
10. A rainha ... entrou. Crê-se geralmente que se trata da viúva de Nabucodonosor.
16. Dissolver dúvidas. Desatar nós-desprender o que está preso. Uma expressão utilizada no Oriente para indicar um juiz eminentemente sábio e hábil.
17. Os teus presentes fiquem contigo. Para qualquer, iriam ser de pouca utilidade, visto que a cidade, em poucas horas, ia ser tomada e saqueada.
18. Nabucodonosor, teu pai. Ou "avô." Ver as notas sobre vers. 1.
19. A quem queria matava. O carácter genuíno de um déspota, cuja vontade é a única regra de sua conduta.
20. Ele foi deposto do seu trono real. Tornou-se insano e as rédeas da governação foram retiradas de suas mãos.
22. Não humilhaste o teu coração. Estes juízos e misericórdias não têm tido nenhum bom efeito sobre ti.
23. Mas te elevaste contra o Senhor. E a maior evidência desta rebelião foi a profanação dos vasos sagrados da casa do Senhor.
24. Então foi a parte da mão enviada. Isto foi o transbordar do cálice da tua iniquidade; este último acto fez-te maduro para a destruição.
25. Deve-se observar que cada palavra significa uma curta frase: mene significa "numeração"; tekel, "pesagem", e peres, "divisão". Todas as versões antigas, excepto o Siríaco, lêem as palavras simplesmente Mene, Tekel, Phares , enquanto elas são explicadas nos versos seguintes, sem a repetição de Mene.
29. Vestiram a Daniel de escarlate. Mais provavelmente de "púrpura". A cadeia de ouro ao pescoço era um emblema de autoridade magistral. Muitas vezes é assim mencionada nas Escrituras.
30. Naquela mesma noite foi Belsazar … morto. Xenofonte diz que ele foi despachado por dois senhores, Gadatas e Gobrias, que passaram para Ciro para se vingarem de alguns males que Belsazar tinha-lhes feito. Já vimos que Ciro entrou na cidade pelo leito do rio Eufrates, que ele havia esvaziado cortando um canal para as águas e direccionando-as para os campos pantanosos.
31. Dario, o medo ocupou o reino. Supõe-se que se trata do mesmo que Cyaxares, filho de Astiages e tio materno de Ciro, a quem ele deu o trono da Babilónia após o próprio ter tido a honra de tomar a cidade.
Daniel nada fala sobre a guerra que se alastrou entre os Babilónios e os Medos; mas Isaías fala particularmente dela, caps. 13 - 14; 45 - 47, e do mesmo modo faz Jeremias, caps. 50-51. Não preciso acrescentar que é amplamente tratado por autores seculares. Os Medos e Persas eram aliados na guerra; os primeiros comandados por Dario, e os últimos, por Ciro. Supõe-se que ambos esses príncipes estiveram presente na tomada desta cidade.
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