quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Livro de OSÉIAS

Capítulo 1

         Sob a figura de uma esposa provada infiel aos seus votos de casamento e que dá à luz filhos que seguem o seu exemplo, o profeta descreve a idolatria vergonhosa das dez tribos, a qual induziu Deus a rejeitá-las. A passagem inteira é uma informação por acção em vez de por palavras. Os nomes dos filhos são todos simbólicos. O primeiro tem a pretensão de recordar a Israel seu pecado de que não se arrependeu e os actos cruéis cometidos no seu palácio de Jezreel (1 Reis 21: 1). O segundo e o terceiro que significam "sem misericórdia" e "não meu povo," denotam que, em consequência do seu pecado, eles haveriam de ser rejeitados por Deus, 1-9. Deus promete, no entanto, reparar a perda à Sua Igreja, dando entrada aos gentios, 10; e unindo todos os filhos de Deus sob uma Cabeça, o Messias, nos últimos dias, 11.
         2. Uma mulher de prostituições. Ou seja, diz Newcome, uma esposa de entre as Israelitas, que eram notáveis pela sua prostituição espiritual, ou idolatria. Deus chama a Si mesmo o Marido de Israel; e esta nação escolhida devia-Lhe a fidelidade de uma esposa. Veja Êxodo 34: 15; Deut. 31:16; Juízes 2: 17; Isa. 54: 5; Jer. 3: 14; 31: 32; Ez. 16: 17; 23: 5, 27; Ose. 2: 2, 5; Apoc. 17: 1-2. Por conseguinte, Ele diz, com indignação: Vai, junta-te em casamento com uma de entre aqueles que têm cometido prostituição contra Mim, e cria filhos que, pelo poder do exemplo, se desviarão para a idolatria.
         3. Ele foi e tomou a Gomer. Tudo isto parece ser uma transacção real, embora tenha um significado simbólico.
         4. Põe-lhe o nome de Jezreel. Ou seja, "Deus vai dispersar." Isto parece sugerir que uma dispersão ou semeadura de Israel havia de ter lugar; o que aconteceu sob Salmaneser, rei da Assíria, 2 Reis 17: 5-6. Mas a palavra refere-se também ao nome de uma cidade, onde Jeú matou a Jezabel e todos os filhos de Acabe, 2 Reis i9: 10, 36 e 10: 6. O sangue de Jezreel. Não a vingança de Jeú sobre a família de Acabe, mas os seus actos de crueldade, enquanto ele residia em Jezreel, uma cidade da tribo de Issacar, Josué 19: 18, onde os reis de Israel tinham um palácio, 1 Reis 21: 1. Farei cessar o reino. Referindo-se, ou ao fim do reino de Israel pela mão dos Assírios, veja vers. 6, ou à retirada do reino de Israel da casa de Jeú, 2 Reis 10: 30 e que foi cumprida, 2 Reis 15:10.
         5. No vale de Jezreel. Supõe-se que isto também diga respeito ou a alguma derrota notável dos Israelitas, pelos Assírios, que teve lugar no vale de Jezreel; ou à morte de Zacarias, o quarto descendente directo de Jeú, que pode ter acontecido aqui. Veja 2 Reis 15: 10.
         6. Chama-lhe … Lo-Ruama. "Que não alcançou misericórdia." Também este era um nome profético ou típico; e a razão de sua atribuição é dada imediatamente: Porque eu não vou mais ter misericórdia. "Porque eu não vou acrescentar mais misericórdia sobre a casa de Israel." Isto alude à destruição total desse reino.
         7. Mas eu terei misericórdia da casa de Judá. Conservá-los ei como um reino quando Israel tiver sido levado para o cativeiro pelos Assírios. E os salvarei pelo Senhor seu Deus. Cumprida de modo notável na derrota sobrenatural do exército dos Assírios, veja 2 Reis 19: 35; e assim eles foram salvos, não pelo arco, nem pela espada, nem pela guerra, nem por cavalos, nem por cavaleiros.
          9. Põe-lhe o nome de Lo-Ami. "Que não é Meu povo."
         10. Contudo, o número dos filhos de Israel. Deus havia prometido que os filhos de Israel seriam como a areia do mar. Veja Gên. 32:12; Rom. 9: 25-26. E, embora por causa das suas iniquidades, Ele os tivesse diminuído e espalhado, o espírito e a intenção da Sua promessa e concerto serão cumpridos. Haverá um Israel. No lugar do povo reprovado, que agora não era mais o Seu povo, será achado um Israel que serão os filhos "do Deus vivo." Veja as escrituras acima e 1 Ped. 2: 10. Isto deve querer dizer tanto os israelitas depois de sua conversão ao Cristianismo, como até mesmo os próprios Gentios se convertidos a Deus, e recém-chegados a ser o verdadeiro Israel.
        11. Os filhos de Judá e os filhos de Israel. Após o retorno da Babilónia, a distinção entre Israel e Judá foi inteiramente extinta; e aqueles dentre eles que voltaram foram todos incluídos debaixo de uma denominação "Judeus." A única cabeça pode ser uma referência a Zorobabel, seu líder e, mais tarde, sob Esdras e Neemias. Na visão mais ampla do profeta, a "única cabeça" pode significar Jesus Cristo, sob o qual o verdadeiro Israel, Judeus e Gentios, serão finalmente reunidos; de modo que haverá um rebanho e um Pastor sobre esse rebanho. Eles subirão da terra. Assíria e Caldeia, em particular, mas também dos vários lugares para onde foram dispersos em geral. Grande será o dia de Jezreel. Ele faz alusão ao significado da palavra a “semente de Deus.” Deus, que os tinha dispersado - semeado - em diferentes terras, os reunirá; e o dia do poder de Deus será grande e glorioso. Foi uma sementeira maravilhosa da justiça divina; então será uma colheita maravilhosa da misericórdia divina. Ele os semeou entre as nações na Sua ira; na Sua generosidade Ele os colherá e os ajuntará no celeiro.

Sem comentários: