quinta-feira, 15 de julho de 2010

REFLECTING GOD

A REGRA 80/20
   Esdras 2:68-70
Todos se estabeleceram na terra, mas apenas alguns contribuiram. A maioria das pessoas sabe da generalização chamada a "regra 80/20". Ela diz coisas como "80 por cento do trabalho é feito por 20 por cento do povo" ou "20 por cento das pessoas dão 80 por cento dos recursos." Ela nos lembra da ocasião em que Jesus curou 10 leprosos, mas apenas um voltou para agradecer.

Essa é a vulnerabilidade de uma oferta voluntária. As pessoas são livres para dar ou não dar. Todos os israelitas foram beneficiados pelo regresso e reinstalação em suas casas, mas apenas algumas pessoas deram para a casa de Deus. O profeta Ageu confrontou-os com o facto de terem reconstruído suas casas, mas não terem reconstruído a casa de Deus (Ageu 1:4).

Eu acho que poderíamos dizer que Deus não é um negociador muito bom. Ele "paga" com bênçãos pessoas que não fazem nenhum trabalho. Mas esse foi o argumento de Jesus na parábola dos trabalhadores que foram contratados tarde - todos eles tiveram o mesmo salário (Mateus 20:1-16). Nós podemos ser muito gratos por Deus não ser contido quando se trata de distribuir Suas bênçãos, mas esse conhecimento deve também impedir-nos de presumir que estamos na Sua graça.

- Gary Asperschlager

Há uma vastidão na misericórdia de Deus/Como a vastidão do mar;/Há uma bondade na Sua justiça,/Que é mais do que liberdade. "There’s a Wideness in God’s Mercy", de Frederick W. Faber


Deus está sempre a dar e a perdoar, e nós sempre a receber e a esquecer.

Sem comentários: