sexta-feira, 9 de julho de 2010

Um Guia Seguro Para O Céu

Motivos Para a Conversão
  (Continuação)
5. Deus oferece-nos todas as graças de que necessitamos para atingirmos o nosso objectivo.
      «Estendi a minha mão, e não houve quem desse atenção» (Provérbios 1:24). Embora mergulhado no abismo da mais profunda miséria, de que dificilmente poderás sair, Cristo oferece-te o Seu valioso auxílio, estendendo-te a mão. Se recusas, é a tua perdição. E de quem é a culpa? «Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa» (Apocalipse 3:20). És pobre, miserável, cego e nu? Cristo põe à tua disposição riquezas sem fim para a tua pobreza, vestuário para a tua nudez, cura para a tua cegueira. Oferece-te a Sua justiça, a Sua graça. «Aconselho-te a comprares-me ouro, para que sejas rico; vestuário, para que te cubras, unguento para os olhos a fim de que possas ver». E dirás ainda: «São impossíveis tais condições, porque não tenho com que comprar?» Mas tu bem sabes que esta compra se faz sem dinheiro e sem preços. Basta pedir e procurar com todo o coração. Deus ordena-te que O conheças e que O temas. Talvez respondas: «Sim, mas o meu coração está endurecido por causa do temor de Deus». Mas olha que é Deus quem se oferece para te iluminar a inteligência e ensinar o Seu santo temor. De modo que, se os homens vivem na ignorância e na indiferença, é porque não compreendem ou não querem compreender os Seus caminhos. «Se clamares por entendimento, e como a prata o procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento de Deus» (Provérbios 2:3-5). Não achas que é uma oferta convidativa? «Convertei-vos pela minha repreensão: eis que abundantemente derramarei sobre vós o meu Espírito» (Provérbios 1:23). Embora sozinhos nada possamos fazer, tudo podemos naquele Espírito que nos conforta e que nos oferece o Seu auxílio. Deus quer que sejamos limpos e puros. Dirás que não é fácil, mas olha que é Deus quem se prontifica a purificar-te, de sorte que, se continuares na tua imundície, é só mercê da tua própria obstinação. «Purifiquei-te e tu não te purificaste» (Ezequiel 24:13). «Ó Jerusalém não te purificarás? Até quando ainda?» (Jeremias 13:27). Deus convida-te a seres puro e a entregares-te a Ele. Aceita essa oferta, e que Ele faça em ti e por ti, aquilo que tu não és capaz.
- Joseph Alleine

Sem comentários: