segunda-feira, 5 de julho de 2010

Um Guia Seguro Para o Céu

MOTIVOS PARA A CONVERSÃO
    (continuação)
1. Ouve o convite afável do Deus que te criou.
      É a Sua natureza que, suave e misericordiosamente, te convida. Que bondade infinita a de Deus! Que compaixão sem limites! Que clemência sem par! Assim como a terra é inferior ao céu, assim são os nossos caminhos e pensamentos comparados com os de Deus! «Tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, piedoso, sofredor e grande em benignidade e em verdade» (Salmo 86:15). Eis um grande argumento para persuadir os pecadores! Voltai-vos para o Senhor,  porque é bom e misericordioso e não se ira com facilidade, é um motivo que nos incita à conversão. Se não houvesse esperança de misericórdia, o caso seria diferente. Mas, jamais vassalo algum teve um tão bom e paciente príncipe, como tu tens. «Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade?» (Miqueias 7:18). Que mais quereis, ó pecadores? «Tornai para mim e eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos» (Malaquias 3:7). Se vos  voltardes  para  Ele,      «tornará a apiedar-se de vós, subjugará as vossas iniquidades, e lançará todos os vossos pecados nas profundezas do mar» (Miqueias 7:19). Não é por falta de pensamentos elevados que se perdem os pecadores; é sim por desprezarem a justiça de Deus, julgando encontrar misericórdia fora dos caminhos divinos. Esquecem-se de que as Suas misericórdias estão para além de tudo o que se possa imaginar, quer na qualidade, quer na quantidade (Neemias 9:19), pois são muitas, graciosas, seguras e eternas. Vê lá o que te está reservado, se também tu te quiseres converter! Que dizes? O Senhor abandonou o Seu terror e levantou um trono de graça. Mantém o ceptro de oiro para te salvar. Porventura seria desperdício um transgressor que, perante um rei generoso, quisesse fazer com ele uma aliança, e de joelhos lhe pedisse perdão das suas ofensas? Pois calcula o que não será com Deus, que «guarda a beneficência em milhares, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado» (Êxodo 34:7). Lê ainda o que se diz em Neemias 9:17, sobre a bondade divina.
      São convidativos os chamamentos e as promessas de Cristo a encorajar a alma. Como te chama insistentemente, e como espera por ti! «Volta, ó rebelde Israel, e não farei cair a minha ira sobre ti, porque benigno sou, diz o Senhor, e não conservarei para sempre a minha ira. Somente reconheço a tua iniquidade. Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o Senhor; Voltai e eu curarei as vossas rebeliões. Tu te maculaste com muitos amantes, mas ainda assim, torna para mim, diz o Senhor» (Jeremias 3). «Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos, pois por que razão morrereis, ó casa de Israel?» (Ezequiel 33:11). «Se o ímpio se converter de todos os seus pecados que cometeu, guardar os meus estatutos e fizer juízo e justiça, certamente viverá; não morrerá. De todas as transgressões que cometeu não haverá lembrança contra ele; pela justiça que praticou, viverá. Reconsidera e converte-te de todas as tuas transgressões, e certamente não morrerás. Lançai de vós todas as vosas transgressões e criai em vós um coração novo e um espírito novo; pois por que razão morreríeis, ó casa de Israel? Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor Deus. Convertei-vos, pois, e vivei» (Ezequiel 18).
      Que palavras tão ternas estás a ouvir da boca do Senhor! Nada que se comparem com as dos homens, não é verdade? Qual é o rei que perdoa a um traidor? Tens a misericórdia e o perdão à tua espera! Será que vais recusá-los? Nem pensar nisso! Oxalá que hoje mesmo ouças a voz do Senhor!
- Joseph Alleine

Sem comentários: