CONCLUSÃO
E vós, ó escarnecedores, ouvi a Palavra do Senhor. Embora zombando da piedade e dos que a praticam; embora troçando de Cristo e dos Seus ensinamentos, a vós também Ele dirige o Seu amável convite desejando abrigar-vos debaixo das asas da Sua misericórdia. Em suma, fazendo vós parte dos primeiros da lista negra, tudo se poderá modificar pela conversão, e sereis purificados, santificados e justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de Deus (1 Coríntios 6:10-11).
E vós todos os que sois indiferentes e julgais trilhar o bom caminho, deixai essa indiferença e sede bons cristãos. Arrependei-vos e zelai pelo bem da vossa alma. E se bem que até agora fostes uma ofensa para Cristo, sereis de ora em diante a alegria do Seu coração (Apocalipse 3:16-20).
E agora, darei testemunho da mercê que vos foi feita. «Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida para que vivas» (Deuteronómio 30:19). Só posso pedir-vos e avisar-vos. Não vos posso obrigar a serdes felizes. Se pudesse, fazia-o. Que resposta poderei levar ao meu Mestre? Deixai-me aplicar as palavras que o servo de Abraão dirigiu à família de Nabor: «Agora, pois, se vós haveis de manifestar beneficência e verdade a meu senhor fazei-mo saber» (Génesis 24:29). Ouçamos agora a feliz resposta de Rebeca: «E disseram: Chamemos a donzela e perguntemos-lhe. E chamaram a Rebeca e disseram-lhe: Irás tu com este varão? Ela respondeu: Irei» (Génesis 24:57-58). Oh! se eu pudesse ouvir semelhante resposta da vossa boca! Mas porque hei-de arrancar-vos, eu que tanto me preocupo com a vossa salvação? Defendendo apaixonadamente a misericórdia, porque insisto agora tanto na vossa obstinação e na vossa miséria espiritual? Sede vós os juízes. Não pensais que é terrível essa condenação, continuando a pecar, depois de tantos convites para mudar de vida? Sem dúvida que Tiro e Sidon, Sodoma e Gomorra serão muito menos culpadas! (Mateus 11:22-24).
Caros amigos, se tendes amor às vossas almas, não rejeiteis estas ofertas de misericórdia. Se o Deus que vos criou tem autoridade sobre vós, porque não obedeceis ao que vós ordena? se não desprezais a graça e não fechais as portas à misericórdia, arrependei-vos e convertei-vos. Não consintais que para vós os céus estejam abertos em vão. Que não seja em vão que o Senhor Jesus vos abre o Seu celeiro e vos pede para comprardes sem dinheiro e sem preço. Que não seja em vão que por vós se interessam o Seu Espírito Santo e os Seus ministros, deixando-vos agora sem vos convencer e em face desta sentença: «Já o fole se queimou, o chumbo se consumiu com o fogo; em vão vai fundindo o fundidor. Prata rejeitada lhes chamarão, porque o Senhor os rejeitou» (Jeremias 6:29-30).
«Pai amantíssimo, toma o meu coração que é tão duro, devido à minha fraqueza. Não termines ainda, embora eu já tenha terminado. Uma só palavra e tudo farás. Ó tu que tens a chave de David, que abres e ninguém fecha, abre este coração, como fizeste a Lídia, e que entre o Rei da Glória e que torne esta alma Sua cativa. Que o tentador não o impeça mais. Que não o afaste daqui, que não tire os olhos destas linhas, até se resolver a abandonar o pecado e a aceitar a vida nas Tuas condições de renúncia. Em Teu nome, ó Deus, comecei este trabalho; em Teu nome o acabo. Não sejam horas perdidas todas as que nele gastei; não seja trabalho perdido o que originou tantas canseiras. Senhor, toma conta do coração deste leitor e manda-lhe o Teu Espírito, como outrora fizeste com o eunuco que, na sua carruagem, ia lendo a Tua Palavra; ordenando a Filipe que se aproximasse dele para o instruir. E embora eu não o venha a saber nesta vida, peço-te, Senhor, que no último dia possa ter a alegria de ver que algumas almas se converteram através desta leitura, e que outras digam que por estas persuasões foram ganhas para Ti. Amém. Amém». E o leitor diga comigo: Amém.
-Joseph Alleine (Fim).
Sem comentários:
Enviar um comentário