quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um Caminho Seguro Para o Céu

MOTIVOS PARA A CONVERSÃO
     (Continuação)
4. As condições da misericórdia serão as melhores possíveis.
      Deus desceu até aos pecadores, o mais que Lhe foi possível. Não sendo Ele o autor do pecado, nem podendo manchar a glória da Sua santidade, como Lhe foi então possível descer tão baixo, senão por um desígnio especial?
      Deus a ninguém impõe coisas impossíveis, como condição de vida. Duas coisas eram necessárias em conformidade com a primeira aliança: primeiro, que satisfizéssemos plenamente os requisitos da justiça, por ofensas passadas; segundo, que pessoalmente, com toda a perfeição, e para sempre, cumpríssemos toda a lei. Pelo pecado tornamos a salvação impossível através de qualquer destes caminhos. Mas a graça de Deus providenciou no sentido de não insistir na satisfação, pois Ele mesmo se encarregou de ir mais longe do que pensávamos. «E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação: isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação» (2 Coríntios 5:18-19). Ele próprio declara ter recebido um resgate e que apenas espera que aceitemos os Seu Filho - nossa justiça e nossa redenção. Se formos a Cristo e fizermos tudo para Lhe agradar, certamente que nos receberá de braços abertos.
      Ó pecador! Considera a condescendência do teu Deus! Deixa-me dizer-te o que o servo de Naamã disse ao seu senhor: «Meu pai, se o profeta te pedisse para fazeres alguma coisa grande, não lhe terias obedecido? Com  muito mais razão te diz: Lava-te e sê puro!» Se Deus te pedisse algo de terrível, severo e rigoroso para escapares à condenação eterna, não estarias disposto a isso? Supõe que te rogava que passasses a tua existência numa selva medonha e escura, ou ainda morresses à fome. Não aceitarias de bom grado estas condições, consideradas indispensáveis para conseguires a redenção eterna? Mais ainda: se Deus te dissesse que para tal precisarias de arder numa fornalha durante milhões de séculos, ou então serias atormentado no Inferno, porventura não preferirias aquela modalidade? Pois bem! Tudo isto não passa dum minúsculo grão de areia no imenso mar da eternidade. Se o teu Criador ofendido te suplicasse apenas durante um ano e em seguida te convidasse a segui-Lo, a abandonar o pecado, a aceitar a Cristo, a servi-Lo mais alguns anos na renúncia, ou então o suplício duraria uma eternidade, porventura hesitarias na oferta, discutindo as condições e não te resolvendo a aceitar a proposta? Ó pecador, converte-te, e viverás. Porque perecer, quando é tão fácil conservar a vida, tão fácil a salvação perante tão inaudita misericórdia? Mesmo que o Senhor fizesse sentir o peso da Sua severidade, ainda assim não terias desculpa. Mas já que o Senhor do Céu, tanto se humilhou e tanto condescendeu, que motivos encontras para não Lhe obedeceres?
      Objecção: Apesar de todas as vantagens da nova aliança, não consigo arrepender-me e crer, e assim cumprir com essas condições.
      Resposta: Sim, só pela graça de Deus serás capaz de cumprir. Mas ouve o que se segue. 
- Joseph Alleine (continua).

Sem comentários: