terça-feira, 6 de julho de 2010

Um Caminho Seguro Para o Céu

MOTIVOS PARA A CONVERSÃO
       (Continuação)
2. Para ti as portas do Céu abrem-se de par em par.
      E isto por tua causa, a fim de que tu tenhas entrada no reino do Céu. É Cristo que pessoalmente te convida e te chama a tomares posse desta terra prometida que, se bem considerares, tal como a terra prometida do Evangelho, se estende para além do Jordão e daquelas graciosas montanhas. Eis o Paraíso de Deus, banhado por admiráveis torrentes de glória! Levanta-te e percorre-o em toda a sua extensão. Admira-o à tua vontade e considera o que te está reservado pelo Senhor, se te voltares para Ele. Se, como Paulo, te perguntar: «Acreditas nos profetas?», e tu responderes afirmativamente, fica sabendo que te ficará a pertencer tudo o que se diz da cidade de Deus. Vê bem: tudo para ti, mas com a condição de a partir deste momento te entregares ao Senhor.
      Que riqueza de cidade! As fundações são de pedras preciosas, as portas de pérolas, iluminadas pela luz da glória, e o templo é o próprio Deus. Crês, ou não? Se crês, prepara-te para entrar nessa cidade, cujas portas já se encontram abertas de par em par. Ó loucos pecadores, será que ides recusar tão grato convite? O Senhor leva-te ao alto do monte, mostra-te dali o reino do Céu e toda a Sua glória e diz-te somente: «Tudo isto de darei, se prostrado me adorares, se te submeteres à minha misericórdia, aceitando o meu Filho e servindo-me em justiça e santidade». «Ó loucos e tardios de coração em crer!» Procurais servir ao mundo, desprezando a glória eterna? Por que não entras no paraíso, quando a espada de fogo que outrora te impedia de entrares, agora te indica o caminho? Mas irás dizer que sou injusto ao considerar-te infiel e descrente? Que queres, então, que pense de ti? Se és descrente, não darás crédito àquilo que eu te digo! Se acreditas na suma felicidade da vida eterna, farás o possível por adquiri-la.
      Mas repara bem no que te está reservado: um reino de bem-aventurança, de glória, de justiça e de paz, reino eterno que para ti jamais terá fim. Ali residirás e reinarás para sempre, e o Senhor sentar-te-á num trono de glória e coroar-te-á a fronte com o diadema real; e a coroa não será de espinhos, porque o pecado e o sofrimento acabaram, nem de ouro, porque será muito mais valiosa, será, sim, uma coroa de vida, de justiça, de glória, e brilharás então como o sol no firmamento de teu Pai. Olha agora para a tua carne indigna desprezível: cinza, pó, e nada mais. Que serás então? Mais brilhante que as estrelas! Em suma, serás semelhante aos anjos de Deus e contemplarás a Sua face em justiça. Ainda não acreditas? Se ainda não, devo declarar-te na presença de Deus, que não passas dum infiel.
      Mas se acreditas, qual será o motivo? A tua felicidade? A esperança de renunciar a lucros pecaminosos e a prazeres proibidos? O desejo de calcar aos pés a estima do mundo, de não ouvir lisonjas e fugir aos laços do mesmo mundo? Contentares-te com a crítica de que possas ser alvo e com as dificuldades materiais, se forem caminho para te levar ao Céu? Seguires a Cristo, renunciando a ti mesmo, mortificando-te e desprezando a carne? Se assim for, serás herdeiro do reino do Céu, e para sempre.
      Não será uma estupenda oferta? E não será justo que seja condenado aquele que voluntária e conscientemente rejeita tal oferta? E tu? Ainda não crês na Palavra de Deus? Não te afastas do mundo para pensares na vida eterna? Deixa pelo menos falar a consciência, que decidirá da escolha, e por certo irá pela melhor: a eterna felicidade.
- Joseph Alleine

Sem comentários: