sexta-feira, 30 de julho de 2010

REFLECTING GOD

UMA ALIANÇA DE AMOR
Neemias 1:5-7

Neemias 1:5-11 é a primeira e a mais extensa de nove orações de Neemias, registadas no livro. As outras estão em 2:4, 4:4-5, 5:19, 6:14, 13:14, 22, 29 e 31. Que podemos aprender com a sua oração que possa encorajar-nos quando oramos?

Neemias orava a partir de uma profunda compreensão de Deus. Algumas pessoas bem-intencionadas, mas equivocadas, dizem que tudo o que importa é conhecer a Deus, não ter conhecimento acerca de Deus. Neemias não poderia ter orado como fez sem conhecer o carácter e a história de Deus. Grande e temível. Disponível 24 / 7. Leal e amoroso.

A palavra hebraica traduzida por "amor" em "aliança de amor" aqui é hesed (HI-sed). Pode significar a lealdade, bondade, fidelidade devotada, a misericórdia ou graça. Tal "amor" é mais do que um xarope de sentimentalismo. Como hesed, "amor" não é um sentimento, é um acto livre e gracioso. Ele move-se além da chamada do dever, para auxiliar mesmo àqueles que não merecem.

Neemias sabia que ele vinha de uma família de pecadores, desobedientes e pessoas negligentes. Mas ele também sabia que Deus se lembrava da sua “aliança de amor". Pode-se contar com o Deus que cumpre suas promessas não só para nos ouvir, mas para agir em resposta às nossas orações.
- George Lyons
_____________
Já O provei ser verdadeiro; / O que Ele diz, Ele faz.
"He Never Has Failed Me Yet" por W. J. Henry
__________
“Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado” (Êxodo 34:6,7).
________

Sem comentários: