segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ONDE, NO MUNDO, ESTÁ DEUS?

AJUDA EXTERNA QUE REALMENTE FUNCIONA

       Apesar das condições aparentemente impossíveis do mundo, Deus ainda oferece ao Seu povo, em todas as épocas, "um programa funcional, sensato e completo para alcançar as pessoas com as reivindicações de Cristo." Este plano de ajuda ignora o preconceito, o nacionalismo e a falta de dinheiro. Está registado em Actos 13:1-3:


               Na igreja de Antioquia havia alguns profetas e
           doutores .... Enquanto eles serviam ao Senhor e
           jejuavam, disse-lhes o Espírito Santo: "Apartai-me
           a Barnabé e a Saulo para fazerem a obra para a
           qual os tenho chamado." Eles jejuaram e oraram, 
           impuseram sobre eles as mãos e os enviaram.

        A Bíblia menciona dois homens que tinham o desejo de dedicar suas vidas a Deus. Aqui não há nenhuma fixação de condições no que diz respeito a requisitos de missão, burocracia ou uma lista de detalhes intrincados que pudessem retardar ou prejudicar o seu serviço. Os únicos requisitos para estes embaixadores de Cristo eram a orientação directa do Espírito Santo e o apoio fiel da congregação local em Antioquia.
Richard L. Harding

domingo, 30 de janeiro de 2011

ONDE, NO MUNDO, ESTÁ DEUS?

OBSTÁCULOS 


       No entanto, num bom número de campos a história das missões foi muito diferente. Certos obstáculos não puderam ser superados com algumas poucas palavras ou desculpas astutas. De facto, o Sudão Africano expulsou todos os missionários estrangeiros em 1964. A Guiné imitou-o em 1967. E, em 1968, a prática contagiosa de fechar a porta a Cristo parecia estar a ganhar em popularidade. Não foi difícil descobrir as razões para esta oposição crescente às missões estrangeiras. 

A ASCENSÃO DO NACIONALISMO 

       Para o missionário permanecer numa determinada área de serviço, ele deve reconhecer e incorporar costumes locais ou nacionais na religião cristã. Os missionários católicos romanos tinham de obter licença para a celebração da missa, usando tambores do mato para os homens da tribo Baluba. Da mesma forma, os obreiros protestantes tinham que mudar hinos cristãos para os dialectos locais, substituir o acompanhamento do órgão, por apitos, tambores ou flautas, e permitir que o baptismo de todas as mulheres em casamentos polígamos. Tais condições revelaram a presença de um nacionalismo crescente.

O ESTIGMA DO MUNDO OCIDENTAL 

       Estranhamente, as pessoas associaram o cristianismo com a nota do dólar e o imperialismo branco. A mensagem do evangelho, golpeada continuamente pela abordagem tendenciosa e preconceituosa, enfrentou uma difícil escalada. 

FALTA DE PESSOAL TREINADO

       Como resultado da sociedade opulenta de hoje, a vida missionária não exercia atracção sobre o adolescente da era espacial, não obstante o seu apelo magnético anterior. Uma junta de missão relatou uma queda de 50 por cento em candidatos aprovados. Um missionário veterano comentou: 


              Parece que o trabalho missionário não estimula os
         jovens de hoje, a menos que sintam que é relevante e
         vital para os problemas do mundo, ou lhes ofereça uma
         renda considerável. 
              Eu olho para trás, com orgulho, para os pioneiros de
         Cristo que niquelaram e ofuscaram o seu caminho em
         no mundo inteiro. Mas esse tempo já passou! Os mis-
         sionários mais velhos criaram escolas nas matas e 
         ensinaram a leitura, a escrita e a Bíblia. Hoje, contudo, 
         esses jovens já cresceram. Em vez de escolas nas matas, 
         eles querem universidades, barragens de energia, indústria 
         e riqueza financeira. As missões mundiais, todavia, nunca 
         foram concebidas por Deus para alcançar homens e mulheres 
         neste nível.
Richard L. Harding            

sábado, 29 de janeiro de 2011

ONDE, NO MUNDO, ESTÁ DEUS?

 O PROPÓSITO DO MISSIONÁRIO ESTRANGEIRO
       Sem questionar a importância dos missionários em todo o horizonte da Terra envolve muito mais do que a promoção social, assistência médica ou avanço educacional. Até peolpe retorno Crist Deus o mandamento de espalhar a mensagem da salvação ao mundo inteiro. "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a humanidade Aquele que fiéis e for batizado será salvo;. Quem não crer será condenado" (Mc 16:15-16).

       Em campos certaind, trabalho missionário, em 1968, colheu grandes recompensas para Cristo. Indonésia relatou cerca de 200.000 decisões para a cristandade. No Vietnã, o amor cristão através de alimentos, remédios e roupas aos refugiados miseráveis conseguiu abrir muitos corações para o evangelho. A tradução do Novo Testamento em pidgin Inglês avançado a causa de Cristo a um milhão de pessoas.
       Coréia do Sul converte realizado campanhas evangelísticas por todo o país e estenderam seu controle para incluir uma maior responsabilidade na igreja, escolas e missões. Na Nigéria, 75 por cento dos clérigos protestantes eram cidadãos negros.
       As Assembléias de Deus no Brasil alegou membros 1,3 milhão e 1.850 igrejas que são autónomos e auto-financiamento.
       Rev. R. P. Chavan, Cristã e Missionária Aliança moderador para a Índia, comentou:

                  
Quando as missões estrangeiras pagou a conta, nós não 

              tivemos nenhuma Burdon, nenhuma visão, nenhum senso de 
              responsabilidade. Na meados de 1950, nós pedimos que os 
              subsídios missão ser discontinuou. Devido a isso, as pessoas
              aprenderam a dar. Nossas igrejas estão apoiando todos os 
              pastores, evangelistas, missionários em casa, e professores. 
              Leigos estão a recuperar a visão do testemunho cristão - e os
              capela de bambu pouco que a Igreja constrói com a sua
              
próprio dinheiro e trabalho é infinetly mais valioso do que um
              
estrutura modular belas construídas com dinheiro estrangeiro.
                  T
rabalhadores da igreja deixam de ser considerados como 

              "agentes do imperialismo" ou "meninos de recados do Ocidente."
Richard L. Harding

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ONDE, NO MUNDO, ESTÁ DEUS?

AJUDA EXTERNA QUE REALMENTE FUNCIONA

       Em 1968, críticas selvagens e manifestações violentas de multidão espalharam-se, como uma feia erupção, em uma cruzada anti-americana ao redor do mundo. Muitos dos países envolvidos deviam sua própria existência e solvência financeira ao programa de ajuda externa da América. Por que esta drástica mudança de humorem relação ao "tio rico" do mundo livre, tinha captado as atitudes e acções de povos outrora amigos? Um especialista comentou: " uma tendência definida de abandono do internacionalismo pela felicidade nacional e pessoal,   excepto nos Estados Unidos."
       A Inglaterra gerou a sensação de que nada estava dando certo. França adoptou uma marca de neutralidade em uma tentativa de assegurar um papel leadewrship nos assuntos mundiais. Itália, desencantado com a política americana decidir olhar estritamente de si mesmo. Japão determinado a adquirir os três c's para os seus cidadãos: carros, televisão e ar condicionado. Assim, o guarda-chuva americano de ajuda externa e de defesa militar estimulou a maioria das nações para perseguir a construção de seus próprios interesses pessoais com pouco interesse nos assuntos internacionais ou lealdade aos Estados Unidos.
       Esta condição levantou uma séria questão na mente de muitos estadistas sobre o valor e os benefícios do programa de ajuda externa. Por que - após o esforço enorme de dinheiro para salvar a democracia e resistir à agressão - tinha amargura e hostilidade em relação à América subiu tão rapidamente? A resposta pode ser encontrada nas palavras "inveja"e "Vietnã".
       Um repórter disse: "Os EUA têm sido o país mais generoso na história em sua ajudaa outras nações. Mas a gratidão é um banco traseiro de inveja." Da mesma forma, obalanço sobre a guerra no Vietnã mostrou um total impressionante de homens edinheiro para obter resultados insatisfatórios. Na primavera de 1968, o governo dos EUA tinha pago para isso "freeedom stand" um preço de 24.000 mortos, 124.000feridos, 511.000 soldados no Vietnã do Sul, 33 por cento de sua naval dos navios de combate, 50 por cento do seu ar aviões de combate da Força, e um investimentossuperiores a US $ 45 bilhões em gastos militares e ajuda externa. Isso equivale a2.700 dólares para cada pessoa que vive nesse pequeno país asiático.
       Mas, além de uma reavaliação do programa de ajuda financeira dos Estados Unidos, um novo desafio do exterior, questionando o valor presente dosmissionários estrangeiros, foi imposta a comunidade religiosa. Natio após naçãoque o missionário tinha ajudado a elevar a uma posição de independência e de soberania começou a expulsar ou controlar os missionários da fé Cristà £ s. E em muitos círculos nos Estados Unidos chegou a um inquérito perturbado: TEM O DIADAS missionário estrangeiro finalmente chegou ao fim?
       A história das missões tem um histórico mais impressionante. Antes de o governo dos EUA estendeu a sua ajuda pródiga estrangeiras sobre as nações ou o Corpoda Paz perfurou seu caminho para as regiões desoladas da Terra, o missionário cristão já entregou a mensagem imutável de Deus de verdade, a educação, a medicina ea vida eterna a milhões de pessoas.
       Dr. David Livingstone abriu novas terras em África para a exploração. Médicos missionários introduziram hospitais e serviços de saúde, bem como as boas notícias do amor de Deus. A missão da escola se reuniram as crianças da aldeiajunto e trouxe a educação para esses idolated, áreas negligenciadas.
       Mas em 68, a questão levantada a partir de montanhas de gelo à vertente coral da Índia envolveu o futuro papel do missionário na era espacial científica. O espíritorevolucionário no exterior pode ser visto e sentido pelo missionário médio. Na maioria dos domínios, uma onda de nacionalismo clamavam por uma combinaçãode local, as práticas pagãs com o cristianismo. Culto cabra Africano integrada a adoração de Jesus Cristo em sua liturgia. Na Guiné e na Birmânia, os missionários tiveram que reduzir seus esforços evangelísticos e ensinar materiais controladospelo governo. A rejeição desta política significava a expulsão do país.
       Os trabalhadores também em 68, seis Cristã e Missionária Aliança foramassassinados como guerrilheiros atacaram seus compostos no sul do Vietnã. Em seguida, dois missionários franceses foram mortos nas ruas de Hue. China Vermelhae seus associados Comunista continuou a proibir a prática do ilícito ou a expansãodo cristianismo.
       Por estas razões, é imperativo que as igrejas de origem na América cuidadosamenteexaminar e avaliar o significado ea eficácia de hoje missionário estrangeiro.
Richard L. Harding

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

ONDE, NO MUNDO, ESTÁ DEUS?

UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA DE VIDAS

             Saulo levantou-se da terra e abriu os olhos, mas não
           podia ver nada. Por isso, eles o tomaram pela mão e
           o conduziram a Damasco. Durante três dias ele não
           foi capaz de ver e, durante esse tempo, ele não comeu
           nem bebeu nada (Actos 9:8-9). 

      Em um espectacular encontro com Jesus Cristo, Paulo foi transformado de um destruidor a um defensor da fé cristã. Este agressor do Senhor Jesus Cristo, num instante,  transformou-se em um apóstolo do Cristo vivo. Esta experiência do novo nascimento na vida deste jovem fariseu, produziu duas reacções dinâmicas que se fizeram sentir ao redor da Terra.
      Negativamente, Paulo desafiou abertamente o estado de morte de religião que não honra o Espírito de Deus. Positivamente, ele avançou entre as nações com a maior notícia de toda a história - DEUS NÃO ESTÁ MORTO. De facto, durante a sua vida, ele escreveu treze livros do Novo Testamento, ensinou a Palavra de Deus por todo o mundo conhecido e compartilhou a verdade da salvação gratuita de Cristo com as almas necessitadas, por centenas de anos. Quando Paulo percebeu que Deus estava do seu lado, o jovem de Tarso pôde suportar punição e perseguição desumanas e, ainda assim, sair-se vitorioso. 
      Ele, pessoalmente, testemunhou: 

             Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
          Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado,
          três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abis-
          mo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos
          de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos 
          dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em
          perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos; em traba-
          lhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em frio e nudez. Além
          coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as
          igrejas (II Coríntios 11:24-28).

      Como foi possível essa resistência? Simplesmente, a luz e a experiência de Jesus Cristo deram a Paulo o poder de superação para tornar possível o impossível. A partir do momento em que ele se separou da camisa de força da religião para a estimulante liberdade de Cristo, ele passou a ser uma vitrina viva do poder e do amor de Deus.
      O poder de Cristo para mudar as vidas dos homens é exactamente o mesmo hoje, como no tempo de Paulo. O capataz de uma grande fábrica de plásticos era conhecido vulgarmente pelos trabalhadores como o "dirigente escravo". Os homens que estavam colocados na sua secção estavam sempre tensos e nervosos na presença dele. Pela razão mais trivial, ele perdia a paciência e atirava qualquer objecto que tivesse na mão através da oficina, com toda a força. As listas de pedidos de transferência da sua secção eram sempre as mais longas da empresa.
       Uma noite de domingo, ele foi à igreja com um amigo. O texto da mensagem foi João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira"! O Espírito de Cristo trouxe convicção à sua alma e convenceu-o da sua necessidade de salvação. Com lágrimas escorrendo pela sua face, esse chefe aceitou Jesus Cristo em seu coração e vida. A mudança foi incrível! Na manhã de segunda-feira, ele reuniu os homens de sua secção em torno de si e confessou: "Companheiros, eu tenho-me comportado como um bruto para todos vocês. Na noite passada, recebi Cristo como meu Salvador e Senhor. Esta secção estará agora sob uma nova direcção. Se vocês tiverem um problema ou reclamação, estão convidados a vir e compartilhá-lo comigo. Estou à vossa disposição a qualquer momento. Com a ajuda de Deus, esta secção da fábrica será o melhor departamento e o mais benévolo de toda a companhia."
      Levou apenas uns minutos até o vinhateiro da fábrica comunicar a história ao pessoal da empresa. Todos os olhos foram voltados para este departamento.  As semanas se passaram. E os trabalhadores começaram a perceber que esta decisão era genuína. O capataz havia encontrado Cristo como seu Salvador pessoal. Os pedidos de transferência foram esquecidos. O seu temperamento quente nunca explodiu de novo e a produção do departamento superou a de todos os outros da empresa. Cristo não só trouxe luz e verdade a este homem, como, também, uma experiência dinâmica que mudou completamente suas atitudes e acções.
      Hoje, o mundo procura homens e mulheres que estão dispostos a investir suas vidas por Cristo. Algum indivíduo solitário, assustado, derrotado e desamparado está à procura de "uma referência inesquecível" que possa compartilhar com ele a água e o pão que mudam a vida e que as boas novas de Deus anunciam.
      A TUA VIDA, PARA QUEM SE TORNARÁ UMA BÊNÇÃO INESQUECÍVEL?
Richard L. Harding

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ONDE, NO MUNDO, ESTÁ DEUS?

UM SENHOR DADOR DE LUZ
       Quando o apóstolo Paulo encontrou o seu Salvador face a face, ele descobriu um ponto de exclamação e não um ponto de interrogação. Este é um contraste gritante com o mundo de hoje. A ordem, geralmente, é inversa.
       Por exemplo, durante o cerco comunista a Khe Sanh no Vietname, um periódico nacional declarou que se o inimigo capturasse este posto isolado, o governo americano sacrificaria as vidas dos seis mil soldados que se encontravam na base, ao invés de recorrer a qualquer tipo de tática de armas nucleares.
       Um ministro interessado foi a um auditório de uma cidade do Massachusetts ouvir o Senador Ted Kennedy falar sobre os assuntos internos e externos da nossa nação. Durante o período de perguntas e respostas, ele se levantou e perguntou ao Senador sobre as perspectivas da situação em Khe Sanh.
       A resposta do político foi muito sincera e honesta. Ele disse: "Os Chefes Conjuntos dos Estados Maiores prometeram-nos que Khe Sanh nunca pode ser tomada pelo inimigo. E temos de acreditar neles." Este foi um ponto de exclamação. E acrescentou: "Mas se eles estiverem errados, eu só peço a Deus que o pior não aconteça." Aqui estava escondido o ponto de interrogação. E o público deixou a sala com um ponto de exclamação e um  ponto de interrogação da parte do governo sobre o destino de seis mil soldados norte-americanos. Felizmente, o cerco comunista falhou e o inimigo se retirou. No entanto, a humanidade está continuamente forçada a aceitar este padrão duplo de maneira de viver. O medo é misturado com a fé. A dúvida mistura-se com a confiança. A incerteza é misturada com a garantia. E a maioria das pessoas está num estado de confusão.
       Com Jesus Cristo, contudo, nunca esta mistura estranha acontece. Ele lida estritamente com a verdade, o conhecimento e a luz. Nele, os homens não encontram dúvidas, perguntas não respondidas, nem risco de incertezas. Por esta importante razão, Paulo levantou-se contra a religião organizada dos seus dias e proclamou: "Vamos pegar nas armas para lutar na luz. Todos vós sois pessoas que pertencem à luz, que pertencem ao dia. Nós não somos da noite ou da escuridão" (Romanos 13:12; I Tessalonicenses 5:5). 
Richard L. Harding