quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

ONDE, NO MUNDO, ESTÁ DEUS?

UMA RELIGIÃO DE EXPLOSÃO ENCARA, SEM MEDO, OS SOFRIMENTOS E PROVAS 

      
"Então, eles prenderam-nos e os colocaram na prisão até ao dia seguinte ... Muitos, porém, dos que ouviram a mensagem creram, e chegou o número desses homens a cerca de cinco mil" (Actos 4:3-4).
      
A fonte básica da oposição e perseguição não é difícil de localizar. Nos seus dias, Paulo entendeu que, quando a verdade de Deus realmente "chega a casa", no próprio centro do coração humano, as pessoas tendem a ficar iradas e contrariadas. "Porque a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que perecem" (I Coríntios 1:18). A velha expressão "a verdade dói" ainda está em voga nesta geração. A dinamite de Cristo levanta a débil capa de hipocrisia do ódio e da vida falsa do coração humano e expõe categoricamente a extrema necessidade de purificação e perdão de Deus. E antes de algumas pessoas ficarem felizes, primeiro têm de ficar loucas, a fim de sustentarem coragem suficiente para desejarem mudança e deixarem a vontade de Deus tomar conta do seu espírito, mente e corpo. Isto, para alguns dentre o povo de Deus, é, muitas vezes, um processo difícil de aprender e entender.
      
Um adolescente estava a caminho de casa, depois da igreja. De repente, um bando de rapazes mais velhos saiu das sombras de um estacionamento e começou a sovar o jovem. Ao chegar a casa, ele questionou o objectivo do espancamento com estas palavras: "Pai, quando me pus de pé outra vez, o meu melhor fato estava rasgado em uma dúzia de lugares, meu rosto estava ferido e a sangrar e os meus lados estavam doridos dos pontapés e espancamentos que recebi. Mas o que me incomoda mais, suponho, é o facto que Deus permitiu que eu fosse o alvo deste ataque sem sentido."

       Com doçura, o pai respondeu ao seu perplexo filho, com uma filosofia de vida que foi de grande valor: "Na vida, os espancamentos que não mereces são os mais difíceis de suportar. Quando fazes algo errado, meu filho, esperas ser punido. Aprendes poucas lições duradouras aqui. Mas quando, na vida, apanhas uma surra sem nenhum motivo aparente, então estás a ter a oportunidade de adquirir força e paciência, pois esses golpes fornecem-te uma compreensão e força interior que te ajudarão a encarar e a vencer a própria vida."
       Estranho mas verdadeiro, algumas das surras mais violentas e cruéis que um ministro é chamado a suportar vêm das mesmas pessoas da sua congregação que professam ser irmãos e irmãs em Cristo.
      
Alguns dos mais duros golpes e aflições que caem sobre as costas de um leigo, vêm de sua própria família, amigos ou colegas de trabalho a quem ele respeita e ama sinceramente.
      
Alguns dos ataques mais veementes contra uma congregação virão dos corações invejosos e cheios de ódio daqueles que professam estar no mesmo empreendimento de tornar os homens para Deus. Uma religião explosiva precisa de aprender a lição da maturidade que só a perseguição pode ensinar. "Todos os que querem viver piedosamente em união com Cristo Jesus sofrerão perseguição; mas os homens maus e enganadores irão de mal a pior, enganando outros e sendo eles mesmos enganados" (II Tim 3:12-13). 

Richard L. Harding

Sem comentários: