No entanto, apesar desta sociedade super-competitiva e extremamente mercantilista, um homem apareceu em cena para se levantar contra a neurose colectiva de um povo ganancioso e centrado no dólar. De costa a costa, personalidades públicas principais e estudantes universitários, em números incontáveis, vieram prestar atenção ao Yogi Maharishi Mahesh a "vender sua solução para um mundo emocionalmente doente."
Sua filosofia básica era simplesmente que as pessoas nascem para gozar a vida. Ele tinha observado que a pessoa típica revelava o estado interior da sua mente pelas expressões exteriores registadas nas suas faces. E a sua conclusão foi que a maioria dos norte-americanos - da igreja ou extra-igreja - estava a viver vidas tensas.
Ele disse-lhes: "Em toda a parte há tensão. Isto denota uma inquietude no fundo da vida humana, a qual consiste de conflitos, hostilidades e amarguras não resolvidos." Depois ele introduziu o público ao seu processo de meditação transcendental. Tratava-se de uma técnica simples de desenvolvimento da mente que permitia a uma pessoa encher seu ser consciente com pensamentos saudáveis e criativos. Ele explicou: "Os benefícios desta prática são o relaxamento físico, a temperatura do corpo amainada, uma mente alerta e uma maior capacidade de amar às outras pessoas."
Mas talvez o efeito mais estimulante do Maharishi foi o desafio pessoal que lançou à comunidade cristã, que tentava compartilhar a mensagem de Cristo transformadora da vida, a um mundo indiferente, faminto de ouro.
Richard L. Harding
Sem comentários:
Enviar um comentário