segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ONDE, NO MUNDO, ESTÁ DEUS?

PRESENÇA PESSOAL NAS DIFICULDADES

         O governador Félix era um oportunista. Ele era obrigado pela lei a proteger Paulo, por ser cidadão romano, mas não desejava ofender os judeus, por motivo nenhum. Assim, pensava que toda aquela situação desagradável poderia ser despedida se Paulo cooperasse com ele numa empresa de suborno. "Esperando ao mesmo tempo que Paulo lhe desse dinheiro, para que o soltasse; pelo que também muitas vezes o mandava chamar, e falava com ele" (Actos 24:26).
         No entanto, todo o projecto ruiu. Primeiro, o apóstolo recusou-se a comprar a sua saída da prisão. Em segundo lugar, as falsas acusações contra ele não puderam ser provadas em tribunal. Terceiro, a soberba defesa de Paulo não pôde ser contestada. E, como um gesto de estratagema político para os judeus, Félix mandou reter o apóstolo Paulo na prisão por dois anos.
         Como preparação para a sua viagem missionária a Roma, Deus permitiu que o Seu fiel servo conhecesse a fundo os confins de uma escura, húmida cela de prisão. Neste lugar mais improvável, Jesus Cristo revelou ao apóstolo a Sua presença imutável e gloriosa. E, nos tempos modernos, em que a vida parece totalmente escura e sem esperança, o conhecimento e a experiência de um Senhor vivo faz, realmente, toda a diferença no mundo. Enquanto amigos e pessoas queridas são tirados da nossa convivência, somos obrigados a servir sozinhos e a descobrir, por nós mesmos, a luz brilhante da verdade que Deus vive e estará connosco para sempre.
        Um famoso professor da Bíblia estava a viajar através de um campo missionário no exterior, quando ocorreu um eclipse total do sol. Os supersticiosos nativos pensaram que um grande monstro estava engolindo o sol, assim tocaram os seus tambores e gritaram em voz alta, com um medo paralisante.
         Em pouco tempo, o eclipse tinha terminado e o sol brilhava intensamente sobre a aldeia nativa. O evangelista foi para a sua casa e escreveu o seu maior sermão: "Não há Sombras Permanentes." Na mensagem ele ressaltou que, embora o amor de Deus, às vezes, pareça estar num estado de eclipse, existe a lei do Espírito através da qual as esperanças brilhantes do evangelho sempre regressam. Com Cristo, não há sombras permanentes. Mesmo as sombras temporárias ficam atrás de nós, se encararmos a luz e caminharmos em direcção a ela. Deus é aquela luz que nunca falha!
         Como Paulo, se formos obrigados a sentar-nos sozinhos, separados de amigos, emoção e dos holofotes populares, só precisaremos de escutar atentamente, para ouvir, sentir e ver a presença viva de Deus ao nosso lado. Deus não está morto! Quando os homens e as mulheres percebem que o amor pelos outros, a protecção contra os inimigos, a condução dos acontecimentos diários e a Sua presença pessoal são a marca registada de Cristo no governo perfeito do Seu povo, então eles podem testificar, sem a mais leve dúvida ou o mínimo receio: "CRISTO VIVE NO MEU CORAÇÃO!"
Richard L. Harding

Sem comentários: