domingo, 14 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

A PERDA DO ESPÍRITO SANTO

"E o Espírito do Senhor se retirou de Saúl, e o assombrava um espírito mau, da parte do Senhor." (1 Samuel 16:14).

James Caughey, um homem de Deus e amante das almas, conta em um de seus livros como, certa ocasião, foi ele convidado a participar de um chá. Apesar de não haver nada de mal na conversa à qual participou naquela tarde, quando foi para a reunião da noite sua alma parecia estar como um nó meio frouxo. Elenão podia lançar as flechas do Rei nos corações dos inimigos do Rei, pois que não tinha poder. Este se perdera à mesa do chá.

Conheci um Oficial que deixou todo o seu poder espiritual esvair-se até que ele ficou seco, semelhante a um osso velho. A razão é explicável do seguinte modo -: tínhamos que andar alguns quilómetros de bonde a fim de chegar ao salão; pelo caminho todo ele falava a respeito de coisas que nada tinham a ver com a reunião. Não havia nada de mal ou mundano no que dizia, mas o facto era que ele tirava sua mente de Deus e das almas que bem depressa haveria de encontrar, às quais instaria para que se reconciliassem com Ele; o resultado era que, ao invés de ir ao encontro do povo revestido de poder, ele não o possuía. Lembro-me bem de uma reunião; sua oração foi boa, porém não havia poder na mesma - eram somente palavras! A leitura Bíblica e a mensagem foram boas. Disse ele muitas verdades e coisas excelentes, porém não havia poder na mesma. Os Soldados pareciam indiferentes, os pecadores descuidados e sonolentos; em conjunto, a reunião foi insuportável.

O Oficial não era retrógrado - possuía uma boa experiência. Tampouco ele era de pouca inteligência; pelo contrário, era um dos Oficiais mais capazes, intelectualmente falando, entre os de meu conhecimento. A questão era que, em vez de conservar comunhão constante e serena com Deus em seu próprio coração, especialmente durante aquela viagem, até que sua alma estivesse ardendo em fé, esperança e amor, bem como santa expectativa, ele estava perdendo seu poder em conversas à toa.

Deus diz -: "Se apartares o precioso do vil, serás a Minha boca" (Jeremias 15:19). Pense nisso! Aquele Oficial poderia ter ido à reunião cheio de poder e sua boca deveria ter sido, para aquela gente, como a boca Divina, sua palavra devendo ser "viva e eficaz, mais cortante do que espada de dois gumes e penetrando até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4:12). Mas, em lugar disso, ele estava como Sansão depois das mexas de seu cabelo terem sido cortadas por Dalila - sem poder algum, como qualquer outro homem.
Samuel Logan Brengle (Continua).

Sem comentários: