domingo, 21 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

O GRUPO DE GIDEÃO
(Juízes 6 e 7)

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé." (Salmo 20:7 e 8).

Cento e vinte mil midianistas foram à luta contra Israel e trinta e dois mil israelitas se levantaram para batalhar por suas esposas, filhos, lares, sua liberdade, suas vidas. Deus, porém, viu que se um israelita abatesse aproximadamente quatro midianistas, ficaria tão inchado de orgulho e de sua própria habilidade que se esqueceria de Deus, dizendo - : "A minha própria mão me livrou" (Juízes 7:2).

O Senhor sabia que, entre os israelitas, havia uma grande percentagem de seguidores fracos, covardes de coração, que à mínima desculpa desertariam. Disse Ele então a Gideão -: "Quem for tímido e medroso volte e retire-se da região montanhosa de Gileade". Quanto mais cedo se retirarem os amedrontados de nosso meio, melhor será. "Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram" (Juízes 7:3). Tiveram eles medo de mostrar seus rostos aos inimigos, porém não se envergonharam de mostrar-lhes as costas. Entretanto, o Senhor viu que se um israelita abatesse doze midianitas, o primeiro ficaria ainda mais inchado. Aplicou, então, um outro teste.

Disse Ele a Gideão -: "Ainda há povo demais; faze-os descer às águas e ali tos provarei". Deus sempre experimenta a gente à mesa e diante do bule de café. "Aquele de quem Eu te disser: Este irá contigo, esse contigo irá; porém todo aquele de quem Eu te disser: Este não irá contigo, esse não irá. Fez Gideão descer os homens às águas. Então o Senhor lhe disse: Todo que lamber as águas com a língua, como faz o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber as águas. Então disse o Senhor a Gideão: Com estes trezentos homens que lamberam as águas Eu vos livrarei e entregarei os midianitas nas tuas mãos; pelo que a outra gente toda que se retire cada um para o seu lugar. Tomou o povo provisões nas mãos e as trombetas. Gideão enviou todos os homens de Israel cada um à sua tenda, porém os trezentos homens reteve consigo". (Juízes 7: 4 a 8).

Esses trezentos homens significavam operosidade. Não somente não estavam temerosos, mas também não eram indulgentes consigo mesmos. Sabiam como lutar, mas sabiam algo muito mais importante do que isso - sabiam como negar-se a si mesmos. Conheciam o segredo da abnegação pessoal, não só quando havia muito pouca água, mas quando um rio rolava a seus pés. Sem dúvida nenhuma, eles estavam tão sedentos quanto os outros, porém não se propuseram a abaixar os braços e cair em seus rostos para beberem em presença de seus inimigos. Assim, permaneceram eles, conservando bem abertos os olhos, vigiando o inimigo com uma das mãos no escudo e arco, enquanto que com a outra levavam a água a seus lábios sedentos. Os outros companheiros não temiam a batalha, mas precisaram beber primeiramente, prostrados em terra, mesmo que o inimigo chegasse ali onde estavam satisfazendo a sua sede. Mostraram-se indulgentes consigo mesmos e nunca sonharam em se negar a si próprios pelo bem comum. Dessa maneira Deus mandou-os de volta com os demais companheiros que se mostraram temerosos. Com os trezentos remanescentes foi ao encalço dos midianitas. Isto significava um para quatrocentos. Nem uma só possibilidade de se vangloriarem em suas próprias capacidades! Eles tiveram vitória e se tornaram imortais, porém Deus foi glorificado nisso.
Samuel Logan Brengle (continua)


Sem comentários: