segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

A PERDA DO ESPÍRITO SANTO

"...Quem vos fascinou, para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado? Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei, ou pela pregação da fé?" (Gálatas 3:1,2).

Há muitos modos de deixarmos esse poder esvair-se. Conheci um Soldado que costumava chegar ao salão, bem cedo, antes da reunião. Em vez de deixar a sua alma entrar em harmonia com Deus a fim de receber uma boa dose de fé e amor, passava o tempo todo tocando música suave e romântica em seu violino. Embora fosse advertido com amor a esse respeito, ele continuou com essa prática até chegar a regredir abertamente.

Tenho conhecido a homens cujo poder se tem esvaído só por causa de brincadeiras. Criam que se poderia levar tudo pelo seu embalo e assim contavam histórias engraçadas e agiam como palhaços a fim de tornar as coisas mais vivas. E as coisas pareciam mais vivas mesmo, porém nelas não existia vida Divina. Era o tipo de mera vida animal e não do Espírito Santo. Não quero dizer com isso que um homem, cheio do poder do Espírito Santo, nunca deve fazer outros rirem. Poderá, sim. Pode ser que ele diga coisas muitíssimo engraçadas. Não o fará, entretanto, apenas para passar um bom tempo. Isso virá naturalmente, sendo feito no temor de Deus e não no espírito leviano e crítico.

Aquele que desejar uma reunião viva e poderosa deveria lembrar-se que não há substitutos para o Espírito Santo. Ele é vida e poder. Sendo procurado através da oração sincera e fiel, Ele virá. E quando chegar, ainda que pequena, a reunião será poderosa em seus resultados.

Portanto, o Espírito Santo deveria ser procurado através da oração sincera e secreta. Jesus disse -: "Quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará" (Mateus 6:6). Ele o fará; bendito seja o Seu Santo Nome!

O homem que deseja ter poder, justamente quando esse se faz mais necessário, precisa andar com Deus. Necessita ser Seu amigo. É mister deixar o caminho sempre aberto entre o seu coração e Deus. O Senhor será amigo de tal pessoa, abençoando-o e honrando-o. Deus lhe contará Seus segredos; mostrar-lhe-á como atingir o coração dos homens. Deus fará com que lugares sombrios venham a ser cheios de luz, endireitando as veredas tortas; os lugares difíceis tornar-se-ão suaves para esse alguém. Deus estará a seu lado e o ajudará.

Tal homem precisa exercer constante vigilância em sua boca e seu coração. Davi costumava orar -: "Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta de meus lábios" (Salmo 141:3). Salomão dizia -: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" (Provérbios 4:23). Deve ele andar em comunhão inquebrantável com Deus. É mister que ele cultive um espírito de recordações alegres por meio dos quais sempre estará contente da promessa de Deus.

"Agrada-te do Senhor" (Salmo 37:4), disse o Salmista. Como é feliz o homem que tem prazer no Senhor; e se dedica a amar, servir, confiar em Deus de todo o seu coração!

Irmão, "não apague o Espírito" (I Tessaloniceses 5:19) e Ele então poderá levá-lo a conhecer e amá-Lo melhor. Deus fará de você um instrumento de Seu próprio poder.
Samuel Logan Brengle

Sem comentários: