quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

SUA ALMA

"Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna." (Judas 21).

Certa ocasião uma senhora me fez a seguinte pergunta -: "Não poderia alguém tomar cuidado demasiado com sua própria alma? Vejo em toda a parte, a meu redor, tanta tristeza, sofrimento e injustiça que me sinto perplexa quanto ao modo pelo qual Deus governa o mundo. Parece-me, pois, que todo o Cristão deveria procurar ajudar a outros, ao invés de vigiar sua própria alma". Aqui está uma perplexidade comum. Todo o Cristão vê tristeza e sofrimento a seu redor, o que não pode evitar de modo algum; tal perplexidade à vista é a instância Divina para que tenha o máximo cuidado com sua alma, para que não tropece e caia através da dúvida e desânimo.

Referindo-me a cuidar da alma não quero dizer que o Cristão deverá acariciar, mimar e ter dó de si mesmo e tampouco procurar guardar dentro de si algum sentimento agradável. Quero dizer, sim, que ele deveria orar, orar e orar, procurando a presença e ensino do Espírito Santo até que sua alma se encha de luz e forças, para que tenha fé inabalável, bem como sabedoria e amor Divinos e uma paciência inesgotável em aprender qual é a Sua vontade (Hebreus 6:12). Seu amor deve também se tornar igual à grande necessidade que vê a seu redor.

Leitor, talvez você também esteja perturbado pelas coisas que desagradavelmente se acham perto de você. Nenhuma alma vivente poderá responder satisfatoriamente a todas as perguntas que se levantam em seu íntimo, sugeridas por Satanás quando você olha para a miséria do mundo. Entretanto, o Confortador satisfará a seu coração e mente, se você tiver fé e paciência de esperar enquanto Ele o ensina "todas as coisas" e guia-o "em toda a verdade" (João 16:13).

"Os que esperam no Senhor renovam as suas forças" (Isaías 40:31). Você não poderá ajudar a outros se sua força se tiver esvaído através de dúvidas, temores e perplexidades. Espere, então, em Deus até que Ele fortaleça a seu coração.
Samuel Logan Brengle (continua)

Sem comentários: