quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

O HOMEM QUE DEUS USA

"... Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha." (S. Mateus 21:28).

Quando Deus procura um homem para trabalhar em Sua vinha não pergunta -:"Tem ele grandes habilidades naturais?... Será ele finalmente educado? É um bom cantor? É eloquente no orar? Pode falar muito?" Não, Ele indaga antes o seguinte-: "É seu coração perfeito para comigo? É ele santificado? Tem bastante amor? Está ele pronto a andar pela fé e não pela vista? Será que me ama tanto, tendo confiança infantil em Meu amor por ele e que confia em Mim para utilizá-lo, mesmo quando não vê sinal algum de que Eu o esteja usando? Será que ele se cansará e desfalecerá quando corrigi-lo, procurando assim capacitá-lo para maior utilidade? Será que perscruta Minha Palavra, "meditando nela dia e noite, para ter o cuidado de fazer segundo a tudo quanto nela está escrito?" (Josué 1:8). Espera ele por Meu conselho e procura em tudo ser guiado por Meu Espírito? Ou é ele obstinado, de vontade própria, tal como o cavalo ou a mula, os quais têm que ser dominados com freios e cabrestos (Salmo 32:9), de modo que não posso "guiá-lo com os Meus olhos" (Salmo 32:8, tradução antiga de Almeida). Será ele um homem que gosta de agradar a outros, um servo do tempo, ou está ele desejoso por aguardar sua recompensa, buscando apenas e somente a honra que procede de Deus? Prega ele a Palavra "a tempo e fora de tempo?" (2 Timóteo 4:2). É ele manso e humilde de coração?

Quando Deus encontra tal homem, usá-lo-á. Deus e tal homem terão tal compreensão e amizade mútuas, bem como simpatia, amor e confiança um para com o outro, que imediatamente se tornarão "cooperadores com Ele" (2 Corintios 6:1).

Paulo foi um desses homens; quanto mais o açoitavam e apedrejavam, procurando tirá-lo desta terra, mais Deus o utilizou. Finalmente foi ele posto na prisão, mas Paulo declarou com fé inabalável -: "Estou sofrendo até algemas, como malfeitor; contudo, a Palavra de Deus não está algemada" (2 Timóteo 2:9). Assim ele falou palavras Divinas e os demónios ou os homens não puderam exterminar as mesmas. Tais palavras atravessaram as paredes da prisão, passaram por oceanos e continentes e ultrapassaram os séculos, levando consigo o Evangelho abençoado. Deixaram atrás de si tronos e reinos, bem como os poderes do mal, levando por toda a parte a luz, conforto e salvação aos corações pecadores, perturbados e em trevas. Embora mil e oitocentos anos tenham já se escoado desde que a cabeça de Paulo foi cortada e se pensou que ele tivesse sido exterminado para sempre, ainda assim sua utilidade aumenta e suas palavras poderosas e obras estão ainmda hoje dando frutos para o bem dos homens e a glória de Deus, o que passa a compreensão de um arcanjo.

Como Paulo ficará surpreso quando receber sua recompensa final no Dia do Juizo quando entrar de posse de todos os tesouros do Céu e a herança sempiterna preparada para ele!

Alma pobre e conturbada, ânimo! Tenha coragem! Pensa você que é inútil, mas não o sabe. Confie em Deus!

Paulo viu dias escuros. Certo dia escreveu a Timóteo, dizendo -: "Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram" (2 Timóteo 1:15). Estude sua vida nos Actos e nas Epístolas e constate quantos conflitos e desânimos teve. Tenha coragem!

Jesus disse -: "Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva (isto Ele disse com respeito ao Espírito Santo que haviam de receber os que n'Ele cressem)" (João 7:38,39).

Verifique bem se você é crente. Verifique bem se você está cheio do Espírito Santo e Jesus verá que de sua vida fluam rios de influência santificada e poder para abençoar ao mundo; e você, também, surpreender-se-á no Dia Final ao olhar a grandeza de sua recompensa, comparada com a pequenez de seus sacrifícios e trabalhos.
Samuel Logan Brengle

Sem comentários: