terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ

AS TENTAÇÕES DE UM HOMEM SANTIFICADO

"... qualquer que guarda a Sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado: nisto conhecemos que estamos n'Ele. Aquele que diz que está n'Ele, também deve andar como Ele andou." (1 João 2:5,6).

Quando Satanás machuca a fé daquele que é santificado, começará depois a enegrecer o carácter Divino. Sugerirá ao homem que o Pai não mais o ama com o amor poderoso que Ele tinha por seu Filho, Jesus. Este, no entanto, nos declara que tal não acontece. Depois disso, o Diabo dará a sugestão de que, talvez, o Sangue não mais o limpa de todo o pecado e que O Espírito Santo não pode - ou pelo menos não o faz - guardar alguém irrepreensível e sem mácula e que, além do mais, não há tal coisa como uma vida santa aqui em baixo na terra.
Itálico
Como um resultado posterior a essa fé machucada, o poder secreto de oração perde muito de sua bênção; seu desejo intenso de lidar com as almas vai ser endurecido; o gozo de testemunhar por Cristo diminuirá e a conversa vã tomará o lugar do testemunho ardente. A Bíblia deixará de ser uma fonte constante de bênçãos e forças. O Diabo tentá-lo-á, então, a pecar através da negligência de alguns desses deveres.

Agora, se o homem ouvir a Satanás e der margem à dúvida, ai de sua fé! Se não clamar fortemente a Deus, se não buscar sua Bíblia para conhecer a Vontade Divina e encontrar Suas promessas, suplicando dia e noite pelas mesmas tal como Jesus fez "nos dias de Sua carne", tendo oferecido com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte" (Hebreus 5:7); se não puser diante de Satanás tais promessas e com toda a resolução fechar os seus ouvidos a qualquer sugestão para duvidar de Deus é só uma questão de tempo a ser contado entre os que têm um nome para viver e no entanto estão mortos (Apocalipse 3:1) "tendo uma forma de piedade, mas negando o poder" (2 Timóteo 3:5); cuja oração e testemunhos estão mortos; cujos estudos Bíblicos e exortações, bem como obras estão mortos, em vista de não terem a fé viva dentro de si mesmos; ou poderá ser um retrógrado de "vai-vens".

Que fará, então, o homem santificado para vencer o mal?

Ouça o que Pedro diz - "Sede sóbrios e vigilantes" (isso quer dizer, fique de olhos abertos); "o Diabo, vosso adversário, anda em derredor como leão, que ruge procurando alguém para devorar". Resisti-lhe firmes na fé (1 Pedro 5:8,9).

Ouço a Tiago -: "Resisti ao Diabo e ele fugirá de vós" (4:7).

Ouça a Paulo -: "Combate o bom combate da fé" (1 Timóteo 6:12). "O justo viverá por fé" (Romanos 1:17). "Embraçando sempre o escudo da fé com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno" (Efésios 6:16)...

E João -: "Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" (1 João 5:14). "Eles, pois, o venceram" (o Diabo, o acusador dos irmãos) "pelo Sangue do Cordeiro" (em cujo sangue tiveram fé igual à de uma criança) e "por causa da palavra de seu testemunho" (pois que se um homem não testificar de sua fé, logo morrerá) "e mesmo em face da morte não amaram a própria vida" (Apocalipse 12:11); obedeceram a Deus a todo o custo e se negaram a si mesmos ao máximo.

O autor de Hebreus dá a mesma importância ao testemunho, quando diz -: "Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar" (Hebreus 10:23). "Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo" (Hebreus 3:12). "Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão" (Hebreus 10:35).
Samuel Logan Brengle

Sem comentários: