quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ

O CORAÇÃO DE JESUS

"... Não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas ... cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça ..." (Hebreus 4:15,16).

Sei que, se examinarmos o amor em si mesmo, constataremos que inclui todas as outras graças. Olhemos, porém, para o coração de Jesus a fim de acharmos algumas delas.

Jesus possuía um coração humilde.

Ele disse de Si mesmo -: "Sou manso e humilde de coração" (Mateus 11:29). Paulo diz que Ele "tomou a forma de servo e ... humilhou a Si mesmo". Bendito seja o Seu nome! Ele Se humilhou na verdade a Si mesmo, pois que, embora fosse Senhor da vida e glória, no entanto Ele desceu a ponto de nascer de uma virgem em uma estrebaria, vivendo depois como um carpinteiro desconhecido até os trinta anos. Por fim escolheu viver com os pobres, ignorantes e vis, ao invés de andar com os ricos, nobres e sábios. Ainda que Jesus nunca Se sentisse mal à vontade e constrangido na presença dos que eram poderosos neste mundo, ou sábios com sua cultura, no entanto Seu coração simples e humilde encontrou companhia entre o povo comum, trabalhador. Dava-Se a eles. Não queria ser exaltado. Eles O quiseram fazer, mas Jesus Se desviou para orar nas montanhas, voltando depois para pregar um sermão tão rígido que quase todos os discípulos O deixaram.

Pouco tempo antes de Sua morte, Ele tomou o lugar de um mero escravo, lavando os pés dos discípulos e declarando depois -: "Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também" (João 13:15).

Como isso me ajudou enquanto estive no Colégio de Cadetes! No segundo dia após minha chegada, fui mandado a um porão escuro e acanhado a fim de engraxar quase que uma carroça carregada de botas sujas dos Cadetes. O Diabo veio a mim e fez-me lembrar que, poucos anos antes, eu havia tirado um diploma em universidade, que havia passado dois anos aproximadamente em um colégio teológico de fama, que fora pastor em uma igreja metropolitana, que tinha apenas deixado um trabalho evangelístico no qual vira centenas se aproximarem do Salvador e que agora encontrava-me somente engraxando as botas paqra um bando de rapazes ignorantes. Meu velho inimigo é o Diabo! Entretanto, lembrei-lhe o exemplo de meu Senhor e ele me deixou. Jesus havia dito -: "Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as pratricardes". Eu as estava praticando; o Diabo sabia disso e deixou-me então, o que me fez feliz. Aquele porãozinho transformou-se em uma das ante-salas do Céus e o meu Senhor visitou-me lá.

"Deus resiste aos soberbos, mas graça aos humildes" (Tiago 4:6) Para ter um coração como o de Jesus é preciso que este seja cheio de humildade, que "não se ufana", que "não procura os seus interesses" (1 Coríntios 13:4,5). "Cingi-vos de humildade" (1 Pedro 5:5).
Samuel Logan Brengle (continua).


Sem comentários: