segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ

AS TENTAÇÕES DE UM HOMEM SANTIFICADO

"... não lanceis fora a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. .... o meu justo viverá da fé." (Hebreus 10:35,36,38).

Pela fé o homem santificado é feito herdeiro de Deus e co-herdeiro com Jesus Cristo (Romanos 8:17) de todas as coisas. Sua fé faz com que seu Pai Celestial e essa herança celestial sejam tão reais para ele, que as influências dessas coisas invisíveis ultrapassam de longe a influência das coisas que são vistas com os olhos, que se ouvem com os ouvidos e que se manejam com as mãos.

O homem santificado diz e compreende como Paulo, que "as coisas que se vêem são temporais" e logo perecerão, "porém as que se não vêem" com nossos olhos naturais, mas que são vistas com os olhos da fé "são eternas" (2 Coríntios 4:18) e permanecerão quando "os elementos se desfizerem abrasados" (2 Pedro 3:10) e "os céus se enrolarem como um pergaminho" (Isaías 34:4).

Pela própria natureza do caso, tais coisas só poderão acontecer pela fé; enquanto o homem santificado puder conservá-las, o poder de Satanás sobre ele é sem efeito completamente. O Diabo sabe disso muito bem e por isso começa sua guerra sistemática contra a fé humana. Acusá-lo-á de pecado, quando a consciência desse homem está tão clara com relação a não ter quebrado a Lei Divina, como seria a consciência de um anjo. Mas Satanás sabe que, se conseguir fazer com que ele escute às suas acusações e que perca a fé no Sangue remidor de Jesus, tem então esse homem à sua própria mercê. Dessa maneira Satanás scusará aquele que é santificado e depois mudará completamente de táctica, declarando ser o Espírito Santo ao invés de si mesmo, condenando assim o homem! Ele é "o acusador de nossos irmãos" (Apocalipse 12:10). Aqui está a diferenciação que desejamos fazer:-

O Diabo acusa-nos de pecado.
O Espírito Santo condena-nos pelo pecado.

Se eu disser uma mentira, ficar orgulhoso, ou quebrar qualquer dos mandamentos divinos, o Espírito Santo condenar-me-á imediatamente. Satanás me acusará de ter pecado quando não o tenho e ele não pode provar isso. Por exemplo, quando um homem santificado fala com um pecador acerca de sua alma, insta com ele para que fuja da ira que está para vir, dando seu coração a Deus; o pecador, porém, não o faz. Satanás, então, procura acusar ao Cristão -: "Você não disse o que deveria para aquele pecador; se tivesse, ele ter-se-ia rendido a Deus".

Não vale a pena discutir com o Diabo. Unicamente o que o homem pode fazer é deixar de olhar para aquele que o acusa e voltar-se para o Salvador, dizendo -:

"Querido Senhor, Tu sabes que fiz o melhor que pude naquela hora; se cometi algum erro ou deixei de falar algo, confio em Teu Sangue neste momento para purificar-me." Se Satanás for tratado assim desde o principio de sua acusação, a fé daquele homem terá ganho uma vitória e ele se regozijará no Sangue purificador de Cristo e no poder mantenedor do Espírito Santo. Se, porém, ouvir ao Diabo até que sua consciência e fé fiquem ambas feridas, pode ser que leve muito tempo até que estas recuperem a força, o que o capacitará a aclamar e triunfar sobre todo o poder do inimigo.
Samuel Logan Brengle (continua).


Sem comentários: