segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

O GRUPO DE GIDEÃO

"O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha salvação; de quem me recearei?" (Salmo 27:1)

Há pessoas amedrontadas que não podem aguentar uma caçoada ou careta e muito menos um determinado inimigo. Se não puderem obter do Senhor coragem e força, quanto mais rapidamente deixarem o campo melhor será. Que voltem para suas esposas, filhinhos, namorados e mães.

No entanto, há muitos que não receiam coisa alguma. Preferem até a batalha. Estão prontos a logo envergarem o uniforme, vender o "Brado de Guerra", marchar pelas ruas, enfrentar a multidão, cantar e orar, bem como dar seu testemunho diante de inimigos, a permanecerem dentro de casa. São, no entanto, indulgentes consigo mesmos; se gostam de algo precisam tê-lo, não importa o quanto isso os fira e incapacite para a luta. Conheço gente que sabe que café, bolo e doce prejudica-os. Mas eles gostam disso tudo. Destarte eles mostram indulgência própria, com o risco de entristecerem ao Espírito de Deus, destruindo também sua saúde, o capital que Deus lhes tem dado a fim de fazerem o Seu trabalho. Conheço certas pessoas que deveriam saber que um lauto jantar antes de uma reunião pesa sobre os órgãos digestivos, leva o sangue da cabeça para o estômago, faz com que se fique sonolento, pesado e com dificuldade de raciocínio, incapacitando a alma a sentir as realidades espirituais com agudez. Impede também a que a pessoa permaneça diante de Deus e do povo, instando com Ele através de orações semelhantes à de Elias em poder e crença, persuadindo o povo por meio de um testemunho claro e exortação ardente. Mas tais pessoas são famintas, gostam disso ou daquilo e assim gratificam a seu paladar com aquilo que gostam, castigam seu estômago, atrapalham sua reunião, desapontam as almas famintas do povo, entristecendo ao Espírito Santo - tudo para satisfazer seu próprio apetite - nada mais.

Conheço pessoas que não podem vigiar com Jesus em meia noite de oração sem que tenham café com bolinhos. Imagine você, Jacob irrequieto naquela noite inteira desesperada de oração com o anjo, para receber a bênção, antes de se encontrar com seu irmão, o magoado Esaú, parando na manhã seguinte para ir tomar café com bolinhos! (Génesis 32). Se sua alma não estivesse tão desesperada, poderia ter ido comer os bolinhos, porém ao voltar não mais teria encontrado o anjo. Na manhã seguinte, ao invés de constatar que o anjo tinha também amolecido o coração duro de Esaú, acharia um irmão zangado, pronto a levar avante sua ameaça de vinte anos passados e tirar sua vida. Jacob, porém, estava desesperado. Tanto desejava a bênção Divina que se esqueceu de tudo que se relacionava a seu corpo. De facto, orou tão ardentemente que sua coxa saiu da junta e ele não se queixou disso. Havia conseguido a bênção, glória a Deus!

Quando Jesus orou, agonizando e suando grandes gotas de sangue, por assim dizer, no Jardim de Getsêmane, Seus discípulos dormiram e Ele se entristeceu ao ver que os mesmos não podiam velar nem uma hora só com Ele. E hoje Ele também deve se entristecer que tantos não possam fazê-lo ou não queiram vigiar com Ele. Quantos não querem negar a seu "eu" mais íntimo a fim de ganhar vitória sobre os poderes do Inferno, arrancando almas do abismo mais profundo.
Samuel Logan Brengle (continua)

Sem comentários: