segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

ANDANDO NA LUZ

COMBATE O BOM COMBATE DA FÉ

"Não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (Efésios 6:12).

Muita gente diz que está lutando contra Satanás e no entanto não sabe o que significa na realidade lutar contra ele. É uma luta de fé, na qual a alma agarra-se às promessas Divinas, segurando-se bem às mesmas, crendo nelas e declarando serem verdadeiras, apesar de todas as mentiras diabólicas, e embora haja circunstâncias e sentimentos contrários. Obedece assim a Deus, ainda que Ele pareça estar ou não cumprindo com Suas promessas. Quando uma alma chega a essa altura, agarrando-se à profissão de sua fé, sem ondulações, bem depressa sairá dos nevoeiros e neblinas bem como da meia-luz da dúvida e incertezas para um caminho mais largo de segurança perfeita. Glória a Deus! Saberá, então, que Jesus salva e santifica e ficará cheio de um sentimento de gozo humilde e inenarrável de Seu amor e misericórdia contínuos.

Um amigo a quem amo muito como minha própria alma procurou alcançar a bênção de um coração limpo e deixou tudo, tudo menos o seu "perverso coração de incredulidade". No entanto, não compreendera que ainda estava se agarrando a isso. Esperou que Deus lhe desse a bênção mencionada. O Diabo cochichou-lhe -: "Você diz que está no altar Divino, porém não se sente diferente de modo algum". O "perverso coração de incredulidade" naquela pobre criatura ficou ao lado do Diabo e concordou -: "É isso mesmo". Assim, esse irmão sentiu-se todo desanimado e o Diabo teve a vitória. Novamente ele se entregou depois de uma batalha dura - tudo, menos o seu "perverso coração de incredulidade". Novamente o Diabo soprou-lhe -: "Você diz que pertence inteiramente a Deus, mas não sente como outros dizem terem sentido quando se entregaram a Ele". E de novo o "perverso coração de incredulidade" confirmou -: "É isso mesmo". Mais uma vez o homem caiu, por causa de sua descrença. Pela terceira vez, porém, após muitos esforços, ele procurou alcançar a bênção e deu tudo a Deus, excepto o "perverso coração de incredulidade". Pela terceira vez o Diabo insinuou -: "Você diz que é inteiramente do Senhor, mas sabe que tipo de génio violento tem; agora, que pode você esperar, se na semana próxima chegar uma tentação inesperada e submergi-lo na mesma?" Pela terceira vez o "perverso coração de incredulidade" concordou. "É isso mesmo". Pela terceira vez tambem nosso amigo perdeu o prémio. Por fim, ficou tão desesperado em alcançar a Deus, ansiando por santidade e testemunho do Espírito, que nesse mesmo instante pediu que Deus lhe mostrasse toda a deficiência de sua alma. O Senhor apontou-lhe que possuía um "coração perverso de incredulidade", tendo escutado sempre a voz do Diabo e tomado o seu lado todo o tempo. Boa gente, Cristãos professos geralmente não gostam de admitir que têm consigo resquícios de descrença, porém até que reconheçam todo o mal que está neles e voltem novamente ao lado de Deus, Ele não os poderá santificar. Assim, esse amigo foi e colocou o seu tudo no altar e disse a Deus que confiaria n'Ele. Veio de novo o Diabo e soprou-lhe -: "Você não se sente diferente". Desta vez, porém, o homem mandou embora o "espírito mau da descrença", respondendo a si mesmo e dizendo -: "Não me importa se não me sinto diferente. Sou inteiramente do Senhor". "Mas você não se sente como os outros o afirmam", sussurrou Satanás. "Isso não me importa. Sou todo do Senhor e Ele pode ou não me abençoar, como quiser". "Mas ... e seu mau génio?" "Não me importa; sou inteiramente do Senhor e confiarei n'Ele para cuidar de meu génio. Sou do Senhor! Sou do Senhor!" E ali ficou ele, resistindo ao Diabo, firme na fé. (1 Pedro 5:19), recusando-se a ouvir as sugestões do "perverso coração de incredulidade". Isso foi durante todo aquele dia e noite, também no dia seguinte. Havia quietude em sua alma e uma determinação firme para permanecer nas promessas de Deus, com ou sem a Bênção Divina. Às vinte e duas horas daquele segunda noite, quando ele se aprontava para ir para a cama, sem ter qualquer pensamento de algo fora do comum, Deus cumpriu com Sua antiga promessa -: "De repente virá ao Seu templo o Senhor, a quem vós buscais" (Malaquias 3:1) - Jesus, o Filho de Deus - "Aquele que vive e foi morto", mas que agora "vive pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 1:18). Cristo foi, pois, revelado a ele e manifesto à sua consciência espiritual, até que ficasse inundado de amor, adoração e louvor. Como ele exultou e se gloriou em Deus, seu Salvador, regozijando-se por ter ficado firme em sua fé e resistido ao Diabo!

Assim também é mister que toda a alma que tem entrado no Reino de Deus atinja esse ponto. A alma precisa morrer para o pecado, renunciando a toda a descrença e deixando todas as dúvidas. É preciso consentir em ser "crucificado com Cristo" (Gálatas 2:20) e isso agora; ao fazer assim, tocará em Deus, sentindo o fogo do Seu amor e estando cheio do Seu Poder, tal como um trem eléctrico que recebe fogo e poder quando a conexão certa é feita com o cabo superior.

Que Deus o abençoe, meu irmão, minha irmã, ajudando-o a ver que "agora é o tempo sobremodo oportuno" (2 Coríntios 6:2). Lembre-se de que, se você se entregou inteiramente a Deus, tudo quanto faz você duvidar provém de Satanás e não de Deus. Ele manda que você resista, ficando firme na fé. "Não abandonareis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão" (Hebreus 10:35).
Samuel Logan Brengle

Sem comentários: