SANTIFICAÇÃO VERSUS CONSAGRAÇÃO
"... Pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles, todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo." (1 Coríntios 15:10).
Que adiantam grandes talentos, muito falar e o que se denomina consagração na salvação do mundo e glorificação a Deus? "Ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará." (1 Coríntios 13:3). É Deus nos homens que os capacita a glorificá-lO, trabalhando juntamente com Ele para a salvação do mundo.
Deus deseja homens santificados. Naturalmente, precisam eles ser consagrados - isso, quer dizer, entregues a Deus - a fim de que sejam santificados. Uma vez, porém, que se submeterem a Ele, entregando o seu "eu" mais profundo, sua memória, sua mente e vontade, língua, mãos e pés, sua reputação não só entre pecadores mas também entre os santos; suas dúvidas e temores, gostos e desgostos, sua disposição para replicar a Deus, lamentando-se e murmurando quando Ele põe sua consagração à prova; quando na realidade têm feito isso e tirado suas mãos, tal como Elias fez quando colocou o novilho e tirou suas mãos do altar, é mister então esperar em Deus e clamar por Ele com fé humilde mas persistente até que Ele baptize com o Espírito Santo e fogo. Ele prometeu fazer isso e o fará, porém é mister esperá-lo, procurá-lo, orar por isso e, caso demorar, aguardá-lo. Um Soldado foi para sua casa depois de uma de nossas reuniões, caiu de joelhos, dizendo -: "Senhor, não me levantarei daqui enquanto não for baptizado com o Espírito Santo!"
Deus viu que tinha em Suas mãos alguém que desejava a Ele mais do que toda a criação e assim foi que ali e naquele momento baptizou-o com o Espírito Santo. Entretanto, um Capitão e um Tenente que conheço, acharam que "a visão demorava"; aguardaram-na e todo o tempo livre que tinham, por três semanas, clamaram a Deus para que os enchesse com o Espírito. Não se desanimaram; seguraram-se a Deus com fé desesperada; não O deixariam ir-se embora, conseguindo então o anseio de seus corações. Algum tempo depois vi aquele Tenente; como fiquei surpreso pelas maravilhas da graça Divina nele! o espírito dos profetas estava sobre ele.
"O Céu todo é gratuito à fé", costuma dizer um de meus amigos. Essa espera em Deus! Muito mais fácil é mergulhar loucamente nisso e naquilo e fazer, fazer, fazer, até que a vida e o coração estejam exaustos em trabalhos sem alegria e comparativamente sem fruto, do que esperar em Deus com fé paciente, equilibrada, sondando o coração até que Ele venha e nos encha com o poder inigualável do Espírito Santo, que oferece forças sobrenaturais e sabedoria, capacitando-o a realizar em um só dia o que de outro modo não se poderia fazer em mil anos e, além disso, livra-o de todo e qualquer orgulho e o leva a dar toda a glória a nosso Senhor.
Samuel Logan Brengle (continua).
Sem comentários:
Enviar um comentário