domingo, 25 de abril de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

ALGO DO QUE DEUS ME TEM FALADO

"Deus fala com o homem e ele permanece vivo." (Deuteronómio 5:24).

Deus não cessou de falar ao homem quando as Escrituras foram completadas. Ainda que de algum modo o meio de comunicação tenha mudado, mesmo assim a comunicação em si é algo de que todo quanto é nascido do Espírito pode testificar. Todo quanto está arrependido de seus pecados, soluçando e clamando por libertação, sentindo fome e sede de justiça logo descobrirá - como acontecera com os israelitas - que "Deus fala com o homem".

Comummente e com todo o poder, Deus me tem falado por meio das palavras das Escrituras. Algumas delas são ressaltadas em minha visão mental e espiritual como cimos imponentes de montanhas que se erguem de uma planície vasta e extensa. O Espírito levou "homens santos de outrora" a escreverem as palavras da Bíblia que por sua vez me têm levado a compreendê-la, guiando-me pelas vias da experiência espiritual que foram abertas primeiramente por esses homens. Essas coisas de Cristo foram então reveladas a mim até que eu estivesse cheio de certeza Divina satisfatória e absoluta como se fosse gravada em meu intelecto por uma demonstração prática.

As primeiras palavras que, agora eu me lembro, vieram a mim com essa força Divina admirável, chegaram-me quando estava procurando obter a bênção de um coração puro. Ainda que estivesse faminto e sedento por essa bênção, no entanto um sentimento de indiferença completa - uma espécie de estupor espiritual - vinha sobre mim e ameaçava devorar todas as minhas ansiedades de santificação, tal como as vacas magras de Faraó devoravam as gordas. Estava eu em grande tristeza e não sabia o que fazer. Para não mais procurar a bênção, vi que isso significava perdição infinita, eterna; para continuar a buscá-la, porém, parecia algo fora de questão com tal paralisia de ansiedade e sentimento. Certo dia, entretanto, li - :"Já Ninguém há que invoque o Teu nome, que se desperte e Te detenha" (Isaías 64:7). Deus falou comigo com estas palavras, de modo tão inconfundível como quando falou a Moisés através da sarça ardente ou aos filhos de Israel do alto da montanha coberta de nuvens. Foi uma experiência completamente nova para mim. As palavras vieram como um desafio à minha descrença e também indiferença preguiçosa e, entretanto, colocou ainda dentro de mim muita esperança e eu disse para mim mesmo -: "Pela graça de Deus, se ninguém o fizer, eu mesmo me agitarei para procurá-lO, tendo ou não sentimentos".

Isso foi há de dez anos mas, daquela época até agora, deixando de lado os meus sentimentos, tenho buscado a Deus. Não tenho esperado até sentir-me "agitado" para tal, porém quando é necessário tenho jejuado, orado e me agitado por mim mesmo.
Samuel Logan Brengle (continua)

Sem comentários: