terça-feira, 27 de abril de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

ALGO DO QUE DEUS ME TEM FALADO

"Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Romanos 8:13).

A tendência que existe dentro de nós e que deseja governar-nos, a da natureza carnal, procura gratificação. Se puder obter isso legalmente, muito bem; mas terá gratificação pecaminosa. Todo e qualquer caminho é ilegal para mim se o fosse para Cristo. O Cristão, que não é inteiramente santificado, não planeia fazer algo deliberadamente que sabe ser errado. Dentro de si, porém, é enganado em seu coração. É vencido, se for vencido eventualmente (o que, graças a Deus, não precisa ser) secreta e subitamente, de modo que ele se odiará a si mesmo. Esse, porém, será o único meio pelo qual Deus pode convencê-lo de sua pobreza e necessidade de um coração puro.

Por duas vezes fui traído dessa maneira; numa delas, colei em um exame e outra vez, usei o esboço de um outro pregador. Arrependi-me amargamente e confessei esse primeiro acto, porém o segundo nao era assim tão claramente errado, desde que havia usado matéria própria para encher as anotações. Isso, especialmente, levando em consideração o facto de que aquele esboço era algo talvez muito melhor do que poderia jamais preparar. Era um esboço de Finney. De facto, se pudesse ter utilizado aquele esboço do modo certo, não sei se isso teria sido errado. A palavra de Deus, porém, que "é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração", atingiu-me e revelou, para minha alma humilde e atónita, não somente o carácter de minha acção, mas também o meu espírito. Atingiu-me e me humilhou novamente com estas palavras -: "se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que em todas as coisas seja Deus glorificado." (1 Pedro 4:11).

Quando li estas palavras, senti-me tão pequeno e culpado como se tivesse roubado milhares de cruzados. Comecei a ver, então, o verdadeiro carácter e missão de um pregador e profeta - que é alguém enviado por Deus e precisa, se quiser agradar a Deus e procurar a glória que só Ele dá, aguardar a Deus em oração e com diligência pesquisar Sua palavra até que consiga obter Sua mensagem directamente de Seu trono. Então somente ele pode falar "de acordo com os oráculos de Deus" e "servir de acordo com a força que Deus supre". Não fui guiado a desprezar professores humanos, bem como o aprendizado humano, onde Cristo está. Fui dirigido a buscar inspiração directa, vendo necessidade absoluta da mesma para qualquer um que se dispõe a fazer com que os homens se voltem para a justiça, dizendo-lhes como podem encontrar a Deus e ir para o Céu. Constatei a inutilidade de sentar-me indefinidamente aos pés dos mestres humanos, exaurindo comentários, estudando sermões de outros homens e penetrando em volumes humanos de anedotas, fazendo ressoar outros ouvidos com mensagens bonitas, ganhando o aplauso de um dia, aplausos vazios, devido a esses mesmos sermões elaborados, tanto na lógica, como na retórica, "sem faltas mas cheio delas, tão regulares quanto o gelo, uma negação magnífica, enfim". Deus quis, com alguém que enviou para ser o porta voz de sua mensagem, que este se sentasse aos pés de Jesus e O escutasse, que entrasse em qualquer lugar solitário e secreto, ficando de joelhos a fim de estudar a Palavra de Deus sob a direcção directa do Espírito Santo, para meditar na santidade e nos julgamentos justos de Deus até conseguir relâmpagos que queimassem os ouvidos das pessoas, levantando sua consciência adormecida, quebrando seus corações endurecidos e fazendo-os chorar - "Que faremos?" Constatei que seria preciso estudar e meditar na compaixão terna, ilimitada e no amor de Deus em Cristo, no sacrifício perfeito pelo pecado em sua raiz, tronco e ramos e no modo simples de se penitenciar, entregando-se sem reservas, pela fé, até que ficasse possuidor inteiramente e soubesse como dirigir todo e qualquer coração quebrantado directamente a Jesus, para uma cura perfeita, para confortar os lamuriosos, para libertar prisioneiros, para tornar livres os cativos, para proclamar o ano aceitável do Senhor e o dia de vingança do nosso Deus.
Samuel Logan Brengle (continua)

Sem comentários: