terça-feira, 2 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

FÉ -: A GRAÇA E O DOM

"... Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê." (Marcos 9:23).

O perigo está em pedir o dom da fé antes de se ter experimentado em sua plenitude a graça da fé. Por exemplo, um homem procura a bênção de um coração puro.. Diz -: "Creio que há tal bênção e creio também que Deus vai concedê-la a mim". Agora, crendo ele nisto, deveria imediatamente procurar recebê-la de Deus; se perseverar nesta procura, certamente encontrá-la-á. Mas se alguém vier a seu encontro e procurar fazer com que ele peça tal bênção antes mesmo que Deus lhe tenha concedido o dom da fé, provavelmente andará por esse trilho por alguns dias ou semanas e depois retrocederá. Talvez mesmo chegue à conclusão de que não há essa bênção do coração puro. Deveria ter sido admoestado, instruído, exortado e encorajado a procurá-la até conseguir ter essa certeza.

Ou, suponhamos que seja alguém enfermo e diga -: "Há algumas pessoas que também estiveram doentes e foram curadas por Deus; creio, pois, que Ele me sarará. Tendo essa fé, deveria procurar a cura Divina. Se, porém, alguém o persuadir a declarar que está curado antes que ele tenha, pela graça da fé, aberto seu caminho através das dificuldades que se lhe antepõem, antes também que Deus lhe tenha concedido o dom da fé por meio do qual ele receberá a cura, provavelmente sairá do leito por algum tempo; verá, entretanto, que não está ainda são, ficando desanimado e talvez mesmo chamará Deus de mentiroso ou dirá que Ele não existe, perdendo para sempre toda a confiança.

Ou então, suponhamos que ele seja um Oficial ou Pastor, seu coração ansiando por ver almas salvas e sinta mesmo que é da Vontade Divina o dedicar-se a este mister de salvar almas. Declara ele, então -:"Vou crer que vinte almas serão salvas nesta noite". A noite chega, porém as vinte almas não são salvas. Começa a imaginar-se, então, o que estaria acontecendo. O Diabo tenta-o, ele principia a duvidar e, com toda a probabilidade cairá finalmente em cepticismo.

Que aconteceu? Ele declarou que creria, antes de ter lutado com sinceridade e inteligência ao lado de Deus através da oração, tendo que ficar à escuta de Sua voz até que Ele mesmo pusesse em seu íntimo a segurança de que vinte almas deveriam ser salvas. "Deus é ... galardoador dos que O buscam".
Samuel Logan Brengle (continua)

Sem comentários: