segunda-feira, 22 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

O RADICALISMO DA SANTIDADE

"Não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não, é que já estais reprovados". (2 Coríntios 13:5).
"Cristo em vós, a esperança da glória". (Colossenses 1:27).

Prezado irmão, não pense que você pode fazer da Santidade algo popular. Não pode. Não há santidade separada de "Cristo em vós" e é impossível tornar a Cristo popular neste mundo. Para os professores carnais e pecadores, o Cristo Jesus real tem sido e sempre será "como a raiz de uma terra seca, desprezado e rejeitado entre os homens". "Cristo em vós" é o mesmo "ontem, hoje e eternamente" - odiado, reprovado, perseguido, crucificado.

"Cristo em vós" não veio para enviar paz à terra, mas uma espada; veio para "causar divisão entre o homem e seu pai; entre o filho e sua mãe e entre a nora e sua sogra. Assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa" (Mateus 10:35).

"Cristo em vós" não extinguirá o linho fumegante nem quebrará a cana ferida da penitência e humildade. Ele, porém, pronunciará as maldições mais terríveis e peníveis contra o formalista hipócrita e o professor morno que são amigos do mundo e, consequentemente, inimigos de Deus. "Adúlteros, não compreendeis que a amizade do mundo, constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). "Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está n'Ele" (João 2:15).

Nos lares dos pobres e antros dos marginais, "Cristo em vós" procurará e salvará ao perdido, murmurando suave e ternamente -: "Vinde a Mim e vos darei descanso"; porém na Igreja do Estado e na catedral, onde a pompa, o orgulho e o conformismo para com o mundo zombam de Deus, Ele exclamará com indignação penosa e santa -: "Os publicanos irão para o Reino dos Céus antes de vós".

"Cristo em vós" não é um aristocrata esplendorosamente mimado, agalanado de púrpura, linho fino, ouro e pérolas, mas sim um carpinteiro solitário, mãos calejadas, contador de verdades, o Servo dos servos, procurando sempre os assentos mais baixos nas sinagogas e nas festas, condescendente em lavar os pés dos discípulos. Ele "não pende para os arrogantes" (Salmo 40:4) e nem tampouco é dos que "com sua língua lisonjeiam" (Salmo 5:9). Entretanto, Suas palavras são puras, "prata refinada em cadinho de barro, depurada sete vezes" (Salmo 12:6); palavra "viva e eficaz e mais cortante do que espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir a alma e o espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." (Hebreus 4:12).

Procure conhecer e seguir nos passos do Jesus verdadeiro e real, o humilde e santificado camponês da Galileia; pois que, na realidade, muitos "falsos Cristos" bem como "falsos Profetas" saíram por esse mundo afora. Têm havido Cristos poéticos e sonhadores, "cuja boca era mais macia do que a manteiga, porém no coração havia guerras; as suas palavras eram mais brandas do que o azeite, contudo eram espadas desembainhadas" (Salmo 55:21). Há Cristos alegres, modernos, "amigos dos prazeres e não amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, contudo, o poder, que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherzinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas a várias paixões, que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3:4 a 7).
Samuel Logan Brengle (continua).

Sem comentários: