domingo, 21 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

TESTEMUNHAS ACTUAIS DA RESSURREIÇÃO

"Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim: crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras." (João 14:9 a 11).

Eles (os doze discípulos) tinham estado com o Senhor por três anos, porém não O tinham compreendido. Ele tinha Se revelado a eles em carne e osso, porém agora seria revelado através do Espírito; e naquela hora eles conheceram Sua Divindade, Seu amor sempiterno e Seu poder salvador, como nunca poderiam ter experimentado se Ele tivesse vivido em carne por toda a eternidade. Isso foi o que levou Jesus a dizer-lhes, pouco antes da Sua morte, "Convém-vos que Eu vá, porque se Eu não for, o Consolador não virá para vós outros" (João 16:7). E se o Confortador não tivesse vindo mesmo, não poderiam ter conhecido a Jesus excepto na carne.

Como Jesus os amava ternamente e com que anseio Ele procurava fazer-Se conhecido completamente a Eles! Assim também hoje Ele deseja revelar-Se a Seu povo, falando a seus corações. É esse conhecimento de Jesus que os pecadores requerem que os Cristãos tenham antes deles chegarem a crer. Não será, então, dever de cada seguidor de Cristo procurá-lO de todo o seu coração, até que fique cheio de Seu conhecimento e poder para testemunhar dessa forma? Além disso, esse conhecimento deveria ser procurado, não por simples utilidade, mas para conforto pessoal e segurança, porque é salvação - é vida eterna. Jesus disse -: "A vida eterna é esta: que conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste" (João 17:3).

Pode-se saber mil e uma coisas a respeito do Senhor, ser muito eloquente ao falar sobre Seu carácter e palavras e no entanto ser completamente destituído de qualquer relação espiritual com Ele. Um camponês pode saber muito acerca de uma autoridade terrena - poderá crer em sua justiça, estar pronto a confiar em sua clemência, ainda que nunca O tenha visto; são porém, seu filho e sua filha, bem como os membros dessa família um tanto importante que realmente o conhecem. Essa revelação universal de Jesus Cristo, Senhor, é mais do que uma conversão - é o lado positivo daquela experiência a que chamamos um "coração limpo" ou "santidade".

Quer você conhecê-lO dessa maneira? Se de toda a sua alma o desejar, poderá, sim.

Primeiramente, assegure-se de que seus pecados estejam perdoados. Se cometeu o mal para alguém, desfaça o mal tanto quanto puder. Zaqueu disse a Jesus, "Resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais" (Lucas 19:8). Jesus salvou-o ali mesmo. Submeta-se a Deus, confesse os seus pecados - os quais serão perdoados - e Ele apagará todas as suas transgressões tal como nuvem espessa - "e deles não mais se lembrará".

Em segundo lugar, agora que você está perdoado, vá a Ele com sua vontade, afeição, seu próprio "eu", pedindo-Lhe que o purifique de todo o mau génio, de todo o anseio egoísta, de toda a dúvida secreta e que entre e permaneça em seu coração, conservando-o puro, utilizando-o assim para a sua própria glória. Depois não mais se debata, mas ande na luz que Ele lhe concede e, pacientemente e na expectativa, confie que Ele responderá à sua oração. Tão certo como vive será logo "cheio de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3:19). A essa altura não fique impaciente e se deixe levar por dúvidas e temores secretos, mas guarde "firme a profissão de esperança" (Hebreus 10:23), pois que, tal como o Apóstolo diz, "temos necessidade da perseverança, para que havendo feito a vontade de Deus, alcancemos a promessa. Porque ainda dentro de pouco tempo Aquele que vem, virá e não tardará" (Hebreus 10:36,37). Deus virá a você! E quando Ele vier, satisfará aos mais profundos anseios de seu coração.
Samuel Logan Brengle

Sem comentários: