terça-feira, 30 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

ALGUMAS DE MINHAS EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA SANTIDADE

"... Cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: sede santos, porque eu sou santo." (1 Pedro 1:13-16).

Há três pontos que Deus me levou a salientar continuamente ao povo ao ensinar a santidade.

Primeiramente, que os homens por si mesmos não podem ser santos, tanto como um etíope não pode mudar sua pele ou o leopardo as suas manchas; que também nada pode purificar o coração - boas obras, qualquer que seja a sua quantia, abnegação e sacrifício, ou mesmo o trabalho pela salvação de outros - nada disso pode tirar as raízes de orgulho, vaidade, mau génio, impaciência, medo e vergonha da Cruz, paixão intensa, ódio, rivalidade, discórdia, desejo de indulgência própria e outras coisas semelhantes, pondo em seu lugar o "amor, alegria, paz , longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão , domínio próprio". Na realidade, milhares que têm trabalhado para purificar as fontes secretas de seus corações e que só alcançaram derrota podem testificar de que "não é pelas obras, para que ninguém se glorie".

Em segundo lugar, salientaria o facto de que a bênção é recebida pela fé. Uma pobre mulher desejava as uvas do jardim do rei para seu filho doente. Ofereceu dinheiro ao hortelão porém ele não quis vender as uvas. Voltou ela novamente e encontrou-se com a filha do rei, oferecendo-lhe dinheiro pelas frutas. A moça disse -: "Meu pai é rei, não vende as uvas". Conduziu, então, a pobre mulher para a presença do rei, contando-lhe sua história, sendo que depois disso o rei lhe concedeu tantos cachos quanto ela desejava.

Nosso Deus, nosso Pai é Rei dos Reis. Não venderá Sua santidade e os dons de Seu Espírito, porém os dará a todos que Lhe pedirem com fé simples, semelhante à de uma criança. Verdadeiramente Ele o fará. "Pedi e dar-se-vos-á". Onde está, então, a vanglória? É excluída.. Através de que lei? De obras? Nada disso, pela lei da fé. Pela fé a lei de Deus está escrita em nossos corações, de modo tal que ao lermos o mandamento - "Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração", - encontramos uma lei do amor em nós, pois que temos dentro de nosso íntimo uma lei que corresponde ao mandamento. O Apóstolo dizia - "com o coração o homem crê para a justiça" (Romanos 8:10), sendo que tal afirmativa é verdadeira para nossa experiência, pois onde se acha a verdadeira fé no coração, isso faz com que o homem impaciente se torne paciente, fique humilde o que era orgulhoso, casto o que era licencioso, benevolente o que era invejoso, manso aquele que era briguento, verdadeiro o que mentia, amoroso o que era raivoso. Transforma a tristeza em alegria, concedendo paz e conforto constantes.

Em terceiro lugar, ressalto a verdade que a bênção deve ser recebida por meio da fé e agora. O homem que espera consegui-la através das obras terá sempre algo mais a fazer antes de chamá-la, sendo que nunca chega ao ponto em que poderá dizer -: "A bênção é minha agora". A alma humilde, porém, que espera alcançá-la pela fé, vê que a mesma é um dom; e, crendo que Deus está tão desejoso de concedê-la tanto agora como no futuro, confia n'Ele e a recebe imediatamente.

Quando as pessoas estão ansiosas na expectativa dessa bênção e "agora mesmo", tem sucedido que elas a receberam justamente enquanto eu lhes falava. Gente que muitas e muitas vezes foram ao Banco de Penitentes, tendo lutado e orado por essa bênção, receberam-na enquanto sentados ouvindo a "palavra de fé simples que pregamos".

"Bendize, minha alma ao Senhor e tudo quanto há em mim bendiga o Seu santo nome" (Salmo 103:1).
Samuel Logan Brengle.

Sem comentários: