sexta-feira, 19 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

TESTEMUNHAS ACTUAIS DA RESSURREIÇÃO

"... Primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo." (1 Coríntios 15:3 a 8).

Há dois tipos de evidência, sendo que cada um parece ser necessário para levar as criaturas a aceitarem a verdade e serem salvas. São - a evidência que a história nos deixa e a evidência que recebemos através dos homens vivos que narram coisas de que têm consciência.

Na Bíblia e nos escritos dos primeiros Cristãos temos evidências históricas dos planos Divinos para com os homens, bem como os Seus modos de tratar com eles; da vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus, bem como a vinda do Espírito Santo. Tais documentos escritos, no entanto, não parecem suficientes para destruir a descrença humana, e levá-los a uma submissão alegre e humilde a Deus, bem como uma fé infantil em Seu amor. Poderão produzir uma fé histórica. Isso quer dizer, pode-se crer no que a história diz acerca de Deus, dos homens, do pecado, da vida, da morte, do julgamento, do Céu e do Inferno, tal como crêem no que a história diz sobre Júlio César, Bonaparte ou Washington. Sua fé poderá levar outros a serem muito religiosos, a construírem templos, a se abnegarem e a se darem a muitas formas de moralidade e decora, deixando-os, no entanto, mortos para Deus. Isso não causa aquela união viva com o Senhor Jesus que acaba com o pecado interior e exterior e tira o medo da morte, enchendo o coração com a alegre esperança de imortalidade.

A fé que salva é a que traz vida e poder Divinos à alma - o tipo de fé que torna humilde ao homem orgulhoso, paciente ao impaciente, manso ao exaltado de coração, mão aberta e liberal ao avaro, puro e casto ao licencioso, apaziguados e gentis aos briguentos e lutadores, verdadeiro ao mentiroso, honesto ao ladrão, sóbrio e grave ao superficial e tolo. Um tipo me fé que purifica o coração, que põe o Senhor sempre diante de Seus olhos e enche a alma com amor humilde, santo e paciente para com Deus e os seus semelhantes.

Para se alcançar tal fé é necessário não só a Bíblia, com sua evidência histórica, mas também um testemunho vivo; alguém que tenha "provado a boa Palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro"(Hebreus 6:5); alguém que sabe que Cristo não está morto, mas vivo; alguém que possa testemunhar de Sua ressurreição, porque tem conhecido ao Senhor que foi ressuscitado, Aquele que é "ressurreição e vida" (João 11:25).

Lembro-me de uma mocinha em Boston, cujo testemunho quieto e sincero atraiu gente às nossas reuniões para somente ouvi-la falar. Certo dia, quando conversávamos, andando pela rua, ela me disse -: "Na outra noite, quando estava em meu quarto aprontando-me para a reunião, Jesus estava comigo. Senti que Ele estava lá e O reconheci". Repliquei, "Podemos estar mais cônscios de Sua Presença do que qualquer amigo terreno". Então, para minha surpresa e gozo, ela disse, "Sim, porque Ele está em nossos corações".
Samuel Logan Brengle (continua).

Sem comentários: