sexta-feira, 5 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

NÃO FAÇAS CONTENDAS

"Eis aqui o meu servo, que escolhi, o meu amado, em quem a minha alma se compraz: porei sobre Ele o meu Espírito, e anunciará aos gentios o juízo. Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz ..." (Mateus 12:18 e 19).

"É necessário que o servo do Senhor não viva a contender" (2 Timóteo 2:24).

Procurando viver uma vida santificada, sem máculas, fui auxiliado em um ponto pelo ... exemplo de outros dois.

3. Marquês de Renty. Nós, a quem nos ensinaram o Evangelho em toda a sua simplicidade e pureza, podemos compreender muito pouco a terrível escuridão que alguns tiveram que enfrentar, mesmo nos chamados países Cristãos, até que pudessem encontrar a verdadeira luz.

Há algumas centenas de anos, entre a nobreza licenciosa e luxuosa da França, em meio às formas e cerimónias idólatras da Igreja Católica Romana, o Marquês de Renty atingiu uma tal pureza de fé e simplicidade de vida e carácter, em comunhão plena com Deus, que grandemente revestiu o Evangelho e procurou ser de bênçãos não só para o povo de sua comunidade e época, mas também para muitos outros de gerações sucessivas. Sua posição social, sua riqueza e sua grande habilidade comercial levaram-no a associar-se a outros em várias empresas de carácter secular e religioso, e em todas essas associações sua fé e sinceridade Divina brilharam com resplendor remarcável.

Ao ler acerca de sua vida, há alguns anos, fiquei impressionado por sua grande humildade, sua simpatia para com os pobres e ignorantes, bem como seu zelo e esforço abnegado a fim de instruir e salvá-los, sua diligência e fervor na oração e louvor, bem como sua fome e sede constantes para alcançar toda a plenitude de Deus. O que, porém, mais me impressionou acima de tudo foi o modo pelo qual ele evitou sempre todo e qualquer tipo de argumentação, temendo que de algum modo entristecesse ao Espírito Santo e encobrisse a luz em sua alma. Onde quer que assuntos de negócio ou religião estivessem sendo discutidos, com todo o cuidado procurava pensar novamente na questão e depois expressava o seu ponto de vista e as razões pelas quais o baseava, e isso de modo claro, íntegro e manso: depois disso, por mais acalorada que fosse a discussão em torno do assunto, ele sempre se abstinha de entrar no debate, qualquer que fosse ele. Suas maneiras sossegadas e pacíficas, acrescentadas às suas afirmações claras, davam forças a seus conselhos. Quer suas opiniões fossem aceitas ou não, o Marquês de Renty parecia ter-se amoldado à "mansidão e benignidade de Cristo" (2 Coríntios 10:1), e seu exemplo animou-me a seguir nas mesmas directrizes e assim "preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz" (Efésios 4:3), quando de outro modo eu teria sido conduzido a contendas e disputas, as quais teriam nublado minha alma e destruído minha paz, mesmo que o Espírito Santo não tivesse sido levado completamente fora de meu coração.
Samuel Logan Brengle (continua).

Sem comentários: