quarta-feira, 31 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

PARA VOCÊ - UMA OUTRA CHANCE

"Os que estavam ali disseram a Pedro -: Verdadeiramente és também um deles!... então começou ele a praguejar e a jurar -: Não conheço esse homem" (Mateus 26:73, 74).
"Perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes outros? Ele respondeu -: Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo. Ele lhe respondeu -: Apascenta os Meus cordeirinhos. Tornou a perguntar-lhe pela segunda vez -: Simão, filho de João, tu Me amas? Senhor, Tu sabes que Te amo. Disse Jesus -: Pastoreia as Minhas ovelhas. Pela terceira vez Jesus perguntou -: Simão, filho de João, tu Me amas? Respondeu-Lhe -: Tu sabes que Te amo, Tu sabes todas as coisas. Jesus lhe disse -: Apascenta as Minhas ovelhas" (João 21:15 a 17).

Diante de seus colegas Pedro jurara que morreria com Jesus, mas que nunca O negaria. Em poucas horas a oportunidade de mostrar isso apresentou-se, porém foi derrotado. Esquecera-se de seus votos e jogou longe e para sempre essa oportunidade única de provar seu amor para com o Mestre. Quando o galo cantou e Jesus Se voltou e olhou para ele, Pedro então se lembrou do voto quebrado, saindo de onde se achava e chorando amargamente. Misturaram-se nele os sentimentos da mais profunda tristeza do modo pelo qual havia tratado o Mestre e o arrependimento mais agudo de ter perdido aquela oportunidade. Isso levou-o então a verter lágrimas amargas. Como o seu amor deve tê-lo reprovado, queimando sua consciência, sentido as torturas do Diabo! Não duvido que ele tenha sido tentado a perder toda e qualquer esperança dizendo, de si para consigo -: "Não vale a pena para mim tentar ser um Cristão; falhei tremendamente e não procurarei recomeçar mais". Frequentemente, dia e noite, na companhia de outros e também sozinho, Satanás devia ter lembrado a Pedro aquela sua oportunidade perdida, dizendo que não valeria mais a pena tentar ser Cristão. Posso bem imaginar que Pedro tenha chorado em seu íntimo e teria mesmo dado todo o mundo para fazer com que naquela oportunidade lhe fosse concedida uma vez mais. Esta, porém, havia passado - e para sempre!

No entanto, Pedro amava a Jesus e, embora tivesse perdido aquela chance, Cristo lhe deu outra. Era uma oportunidade muito simples, quotidiana, nada semelhante àquela esplêndida e fora do comum de morrer com o Filho de Deus na Cruz, mas provavelmente uma chance de muito mais valor para o mundo e à causa de Cristo. Sem dúvida alguma, existiam por todo o país onde Jesus estivera, muitos que criam n'Ele sem uma fé muito firme. Precisavam ser alimentados fielmente com as verdades relacionadas a Cristo e através daqueles que Ele ensinara. Chamou Pedro para junto de Si e perguntou-lhe três vezes algo de perscrutador -: "Amas-me?" Isso deve ter trazido à mente de Pedro a lembrança penosa das três ocasiões em que tinha negado a Jesus. Em resposta à afirmativa positiva de que Pedro O amava, Jesus ordenou-lhe, por três vezes, que apascentasse os Seus cordeiros e ovelhas. Depois disso Cristo asseverou-lhe que ele morreria em uma cruz - tal como provavelmente teria acontecido, se não houvera negado a seu Senhor.
Samuel Logan Brengle (continua)

Sem comentários: