quarta-feira, 24 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

O RADICALISMO DA SANTIDADE

"... Também vós me vistes e, contudo, não credes. Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora. Porque eu desci do Céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum, de todos aqueles que me deu, se perca, mas que o ressuscite no último dia. Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: que todo aquele que vê o Filho, e crê n'Ele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6:36 a 40)

Certo dia um jovem rico foi a Jesus e lhe perguntou, - "Bom Mestre, que farei para herdar a vida" (Marcos 10:17). Sem dúvida alguma, esse jovem rico raciocinava consigo mesmo aproximadamente o seguinte -: "O Mestre é pobre, eu sou rico. Ele me receberá bem, pois que posso dar-lhe prestígio financeiro. O Mestre não tem influência governamental - eu sou um governante e posso dar-lhe poder político. O Mestre está sob uma maldição social, associando-se com esses pescadores pobres e ignorantes; eu, um jovem, uma autoridade rica, posso dar-Lhe essa influência social".

O Mestre, no entanto, atingiu o coração de sua sabedoria mundana e conceito de si próprio, dizendo-lhe - "Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres ... vem e segue-Me". Venha, você pode Me servir somente na pobreza, na reprovação, na humilhação, na obscuridade social; pois Meu reino não é deste mundo e as armas dessa guerra não são carnais, porém poderosas através de Deus, para derrubar as fortalezas. É mister que você se negue a si mesmo, porque se você não tiver de Meu Espírito, não é um dos Meus (Romanos 8:9), e Meu Espírito é de sacrifício. Você precisa abandonar seu lar elegante em Jerusalém e vir após Mim; lembre-se, porém, que o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. Você será considerado um pouco melhor do que um vagabundo. Precisa sacrificar todas as facilidades e conforto. Precisa deixar suas riquezas, pois "não escolheu Deus os que para o mundo são pobres, para serem ricos em fé e herdeiros do Reino?" (Tiago 2:5) E é mais fácil para um camelo passar pelo olho de uma agulha do que para um rico entrar naquele reino. Lembre-se que quando fizer isso, perderá aquela reputação. Os banqueiros e as mulheres belas de Jerusalém dirão que você está fora de si e seus velhos amigos não o reconhecerão quando o virem nas ruas. Meu coração está atraído para você, sim, porque o amo (Marcos 10:21). Eu lhe digo, porem, que se você não tomar a cruz e não Me seguir, não poderá ser Meu discípulo. Sim, "Se alguém vem a Mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher e filhos e irmãos e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser Meu discípulo" (Lucas 14:26). Se você fizer isso, terá um tesouro no Céu (Mateus 19:21).

Vê você a impossibilidade de tornar popular a um tal Evangelho tão radical Assim? Esse espírito e o espírito do mundo são completamente opostos um ao outro, tal como duas locomotivas da mesma linha correndo uma contra outra à velocidade de sessenta milhas por hora. Fogo e água se associarão tão rápido quanto "Cristo em vós" e o espírito do mundo.

Não perca seu tempo procurando arranjar uma santidade popular. Seja santo porque o Senhor Deus é santo. Procure agradá-lO sem olhar para os gostos e desgostos humanos.

Aqueles que estiverem dispostos a ser salvos logo verão "Cristo em vós" em você e exclamarão como Isaías -: "Ai de mim! Estou perdido! porque sou um homem de lábios impuros e habito no meio dum povo de impuros lábios e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!" e, caindo a Seus pés, dirão como o leproso, "Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo". E Jesus, tendo compaixão dele dirá -: "Quero, sê limpo!"
Samuel Logan Brengle

Sem comentários: