segunda-feira, 15 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

GANHADORES DE ALMAS E SUAS ORAÇÕES

"...Apiedai-vos de alguns, usando de discernimento; e salvai alguns com temor, arrebatando-os do fogo..." (Judas 22,23)

O Reverendo Finney costumava orar até que cidades inteiras fossem postas sob a acção do Espírito de Deus e os homens não pudessem mais resistir a tão poderosa influência. Por um tempo ele ficou tão prostrado devido a seus trabalhos, que alguns amigos enviaram-no para uma viagem de repouso através do Mar Mediterrâneo. Ele, porém, sentia tal tensão para com a salvação dos homens que não pôde descansar. Regressando, sua alma estava realmente angustiada para a evangelização do mundo. Finalmente, a sinceridade e seus sentimentos de alma tornaram-se tão grandes, que ele orou por todo um dia, até que à noitinha sentiu segurança e calma de que Deus prosseguiria com aquela obra. Ao chegar a Nova Iorque, entregou os "Artigos sobre Reavivamento", os quais foram publicados não só lá, mas no estrangeiro também, resultando um despertamento espiritual em todo o mundo. Seus escritos depois caíram nas mãos de Catherine Booth, tendo-a influenciado grandemente e de tal maneira que o Exército de Salvação é, em parte, a resposta Divina à oração agonizante e contínua daquele Seu servo para que Deus glorificasse Seu próprio nome e salvasse o mundo.

Há, na América um jovem evangelista que foi salvo do Catolicismo Romano. Por onde quer que vá, um verdadeiro tufão de reavivamento passa pelo local e centenas de pessoas são convertidas. Comecei a imaginar onde estaria o segredo de seu poder, até que uma senhora - em cuja casa ele havia ficado - disse-nos que ele orava continuamente. Quase que ela não podia fazer com que ele tomasse refeição, devido às suas lutas poderosas com Deus.

Antes de filiar-se ao Exército de Salvação, estava eu certo dia conversando com o Dr. Cullis, um senhor de Boston, homem de fé muito simples e maravilhoso. Mostrava-me umas fotografias e, entre outras, uma de Bramwell Booth, nosso então Chefe de Estado Maior. "Este", disse-me o doutor, este homem dirige as reuniões de santidade mais poderosas em toda a Inglaterra". Contou-me ele, então, a respeito daquelas famosas reuniões em Whitechapel. "Quando fui à Inglaterra, fiz a determinação de, se possível, saber o segredo das mesmas. Um deles", disse um Oficial, é que o Sr. Bramwell costumava dirigir reuniões para rapazes naquela época, em nosso Quartel, sendo que então costumava pedir que cada um deles que já fosse salvo, passasse cinco minutos a sós com Deus diariamente, em qualquer lugar, onde quer que estivessem, orando então a Deus por aquelas reuniões de sexta-feira à noite. Um deles, que agora é Brigadeiro, e naquela época estava empregado numa grande firma, tinha que espremer-se dentro de um caixote, para conseguir passar esses cinco minutos em oração."
Deus não mudou. Ele ainda espera para cumprir a vontade exposta por homens de oração.
Samuel Logan Brengle (continua).

Sem comentários: