terça-feira, 23 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

O RADICALISMO DA SANTIDADE

"... Muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos." (Mateus 24:5).

Há Cristos comerciantes, que fazem da Casa de Deus um covil de ladrões (Mateus 21:13).
Há Cristos que mais se preocupam com o alimento, que procuram alcançar os homens alimentando seus estômagos, mais do que o coração e a cabeça (Romanos 16:18).
Há Cristos filósofos, instruídos que "enredam com sua filosofia e vãs subtilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo" (Colossenses 2:8).
Há Cristos que são reformadores políticos que se esquecem dos negócios de seu Pai, concentrando-se na questão de ser eleito ou eleger um governante para este mundo; que atravessam meio continente para fazer um discurso sobre a proibição dos direitos femininos, enquanto que cem mil pecadores lá estão na sua pátria, indo para o Inferno; que em vão procuram reunir os frutos fora de seus ramos do que cortar o machado à raiz da árvore, a fim de que esta possa ser boa (Mateus 3:10).

Quiseram fazer de "Cristo em vós" um rei, certo dia, mas Ele não o quis ser, salvo a não ser nos corações dos homens. Quiseram-nO fazer juiz certo dia, por uns cinco minutos, porém Ele não o quis ser. Ele a Si mesmo Se esvaziou (Filipenses 2:7). Poderia ter permanecido no trono da Roma imperial ou entre as classes mais altas da sociedade, ou mesmo nas classes médias, porém foi para o seio do Pai, tendo passado pelos tronos terrenos, pelas classes mais elevadas, médias e mais inferiores, para o lugar mais baixo do mundo e tornou-Se servo de todos, a fim de que pudesse erguer-nos até o seio do Pai, fazendo-nos participantes da natureza Divina e de Sua santidade (2 Pedro 1:4, Hebreus 12:10).

"Cristo em vós" tem actuação sobre os homens e levanta-os ainda que estejam lá em baixo. Se tivesse ficado no trono apenas, nunca Ele teria alcançado os pobres pecadores da Galileia; porém, descendo entre eles, bem depressa agitou o trono.

Isso não será popular, mas "Cristo em vós" descerá. Ele não procurará a honra que provém dos homens, porém aquela que provém somente do Pai (João 5:44, 12:42,43).
Samuel Logan Brengle (continua).

Sem comentários: