terça-feira, 9 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

DEIXANDO A VERDADE DESLIZAR

"... Muito me alegrei quando os irmãos vieram e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade. Não tenho maior gozo do que este: o de ouvir que os meus filhos andam na verdade." (3 João 3 e 4).

Uma senhora antes cria de todo o seu coração que "mulheres professando santidade" deveriam "ataviar-se com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém, com boas obras" (1 Timóteo 2:9). No entanto, aos poucos, deixou-se desviar da verdade; deu ouvidos aos cochichos mansos do tentador e caiu, tal como Eva, quando escutou o Diabo e comeu do fruto proibido. Agora, ao invés de se vestir modestamente, adorna-se com flores e penas, "aparatos de vestuários"; perdeu, porém, o adorno de um "espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus" (1 Pedro 3:4).

Que farão, porém, essas pessoas?

Que se recordem onde têm caído, arrependam-se e voltem às suas primeiras obras novamente. Que cavem pela verdade tal como os homens cavam em busca de ouro, procurando-a como se fossem tesouros escondidos e a acharão novamente. Deus "é galardoador dos que O buscam" (Hebreus 11:26).

Pode bem ser que isso signifique trabalho árduo. Mas também é árduo escavar à procura de ouro. Pode ser que seja vagaroso. Assim também é para quem procura um tesouro escondido. É, porém, obra segura. "Buscai e achareis" (Lucas 11:9). E é trabalho necessário. O destino eterno de sua alma depende disso.

Que terão a fazer os que têm a verdade para evitarem possíveis deslizes?

1. Atentar para a palavra de Davi a seu filho Salomão -: "Guardai todos os mandamentos do Senhor vosso Deus e empenhai-vos por eles" (1 Crónicas 28:8).

2. Fazer o que Deus ordenou a Josué -: "Meditar no Livro dia e noite" Para que? Para que tenhas cuidado de fazer segundo algumas coisas escritas? Não. "Tudo quanto nele está escrito" (Josué 1:8).
Um jovem rabi perguntou a seu velho tio se não deveria estudar filosofia grega. O velho rabi citou o texto -: "Não cesses de falar deste Livro da lei; antes medita nele dia e noite", replicando então -: "Ache uma hora que não seja de dia ou de noite; nela poderás estudar filosofia grega."
Samuel Logan Brengle (continua).

Sem comentários: