quinta-feira, 4 de março de 2010

ANDANDO NA LUZ - 1 João 1:7

NÃO FAÇAS CONTENDAS

"É necessário que o servo do Senhor não viva a contender" (2 Timóteo 2:24).

Procurando viver uma vida santificada, sem mácula, fui auxiliado em um ponto pelo conselho de dois homens ...

1. O Comissário Dowdle. Há alguns anos, em Boston, assisti a uma noite toda de oração. Foi um tempo abençoado aquele, grande número de pessoas tendo procurado a bênção do coração limpo, no decurso dessa noite. As Escrituras foram lidas, muitas orações feitas, muitos cânticos entoados, diversos testemunhos e exortações dadas. Mas, de todas as coisas excelentes ditas naquela ocasião, há uma apenas de que me posso lembrar - isso queimou intensamente em minha memória e nunca mais foi esquecida. Pouco antes da reunião chegar ao fim, o Comissário Dowdle, falando aos que haviam estado no Banco de Penitentes, disse -: "Lembrem-se de que, se quiserem conservar um coração puro, não se imiscuam em contendas!"

Havia vinte anos de santidade prática por detrás desse conselho e o mesmo foi directo a meus ouvidos como se fora a voz de Deus.

2. Paulo de Tarso. Escrevendo ao jovem Timóteo, o Apóstolo, já ancião, derramou seu coração àquele a quem amava como um filho do Evangelho. Procurou instruí-lo inteiramente na verdade, a fim de que por um lado Timóteo pudesse escapar das armadilhas do Diabo e andar triunfalmente santificado, mantendo comunhão com Deus, dessa maneira salvando-se a si mesmo; por outro lado, para que fosse "perfeitamente habilitado" (2 Timóteo 3:16) a fim de instruir e treinar outros homens, salvando-os também. Entre outras palavras sinceras, estas me impressionaram profundamente -: "Recomenda estas coisas ... para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, excepto para a subversão dos ouvintes" (2 Timóteo 2:14).

Para mim, isso significa que Paulo disse que, ao invés de contender com as pessoas, perdendo tempo desse modo - e talvez também sua cabeça - devemos atingir directamente a seus corações, fazendo o máximo que pudermos para ganhá-los para Cristo, levando-os à conversão e santificação.

Novamente diz Paulo -: "É necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e, sim, deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem" (2 Timóteo 2:23-25).

Com toda a simplicidade, o Apóstolo pensou que seu conselho fosse dos mais importantes, pois que repete ao escrever a Tito (3:9) -: "Evita discussões insensatas, genealogias e contendas e debates sobre a lei; porque não têm utilidades e são fúteis".

Estou convicto de que Paulo está certo nisso. O fogo é que ateia o fogo e o amor é que ateia o amor. Lógica fria não fará homem algum amar a Jesus, e somente o que ama é que "é nascido de Deus" (1 João 4:17).
Samuel Logan Brengle (continua).

Sem comentários: