domingo, 9 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

NATUREZA DA CONVERSÃO

d) A tendência do novo convertido é orientada no sentido de guardar os estatutos e as normas que Deus determina, e ter como principal preocupação o seguir os caminhos de Deus. São nobres e elevadas as suas intenções, embora venha a tropeçar em breve. Apenas aspira à perfeição, e o mais ardentemente que pode. Só descansará quando atingir a perfeição da santidade (Filipenses 3:11-14).

E é aqui que, a pouco e pouco, se vai descobrindo o que vem a ser o hipócrita. Quais as suas pretensões? Ouçamo-las. A santidade para ele não passa duma ponte para atingir o Céu, por isso julga que basta praticar o mínimo de bem para alcançar os seus objectivos. Só o bem intencionado deseja a santidade por amor da santidade, e não simplesmente por amor do Céu. Não fica satisfeito só com a possibilidade de se salvar do Inferno, mas busca o seu mais alto grau. E ainda procura ir mais além, se possível. E contigo, que se passa? Já se modificou a tua vida? Buscas ou não a religião? Queres ou não ser santo? Vê lá se ainda estás longe da verdadeira conversão!

Mas será esta a conversão que é absolutamente necessária à salvação? Sabemos que são estreitos a porta e o caminho que conduzem à vida, e ainda que são poucos os que os encontram, sendo portanto necessário o poder divino do Salvador para converter um pecador.

Por conseguinte, ó bom leitor, procura de novo examinar-te. Que te diz a consciência? Acusa-te ou não? Quais os caminhos que palmilhas? Tudo bem, se são aqueles de que há pouco falámos. Mas se o coração te condena por viveres ainda no pecado? Não terás consciência de qualquer pecado secreto que te venha perseguindo e prejudicando? Um ou outro dever que não tenhas cumprido?

Não te diz a consciência baixinho que raramente te entregas à oração e à leitura da Palavra de Deus? Não te acusará de descuidares a salvação da alma dos teus parentes e amigos? Não te falará das fraudes cometidas nos teus negócios? Não te censurará pelas más companhias, pelo tempo perdido, pelos talentos mal gastos? Não te dirá, em suma, que estás simplesmente condenado?

Cumpre então os teus deveres, ó consciência! Em nome do Deus vivo te aconselho a que o faças em benefício desse pecador, que tanto precisa de arrepiar caminho e de se salvar! Porventura lisonjeias e louvas o seu modo de viver? Desperta e censura-o! Irá esta alma morrer na sua negligência de Deus e da eternidade, e tu na mais completa tranquilidade? Ele a pecar, e tu em paz? Oh! levanta-te e cumpre a tua missão! Não esperes por novo apelo! Grita, se preciso for, para que oiçam a tua voz e não sejas responsável pela perdição duma alma!
Joseph Alleine

Sem comentários: