domingo, 30 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

MISÉRIAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM
(continuação)

Mas vou continuar a minha tarefa de procurar demonstrar aquilo que não é fácil de dizer e de compreender. Convém, pois, saber que, sem a conversão,

1. Deus não está a vosso favor. Já não é pequena infelicidade o terdes de viver sem Deus.! Como é que Mica pôde clamar atrás dos filhos de Dan: «Tomaste-me os meus deuses; que mais me fica agora?» (Juízes 18:24). Que triste deve ser essa ausência de Deus na alma! Tal como Saul, é caso para se lastimar: «Contra mim guerreiam os filisteus, e Deus de mim se tem desviado» (1 Samuel 28:15). Pecadores, que será de vós no dia da visita do Senhor? A quem recorrereis? Onde deixareis a vossa glória? Que fareis quando o mundo se despedir de vós, e com o mundo os parentes, os amigos, os bens terrenos? Que será de vós, repito, sem um Deus a quem recorrer? Invocá-Lo-eis, porventura? Pedir-Lhe-eis socorro? Ah! é já tarde! Não vos reconhecerá! «Nunca vos conheci: apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade» (Mateus 7:23).

Aqueles que sabem o que é ter um Deus a quem recorrer, porque n'Ele e para Ele vivem, esses podem fazer uma ideia do que representa uma alma viver sem Deus. Dizia um santo varão: «Ou conhecer a Deus, ou não conhecer nada. Ou saber como agradar-Lhe, como gozar da Sua presença, como conhecer a Sua vontade, ou então nada saber e nada conhecer deste mundo!»

Mas Deus não só está ausente de vós, como ainda é contra vós. Oh! se Deus pelo menos pudesse tomar uma posição de neutralidade, a miséria do pecador ainda não seria assim tão grande. Mesmo que Deus não o impedisse de sofrer vexames do inimigo, e lhe entregasse até todos os tormentos que os demónios podem infligir-lhe, ainda assim não era a metade da miséria daquele que vive sem Deus. «Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo» (Hebreus 10:31). Não há amigo como Ele, mas também não há inimigo como Ele. É muito pior cair nas mãos do Deus vivo, do que nas garras dos leões, ou até do demónio. Deus vos atormentará, partindo d'Ele a vossa perdição (2 Tessalonicenses 1:9).

Se Deus está contra vós, quem será a vosso favor? «Pecando homem contra homem, os juízes os julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por Ele?» (1 Samuel 2:25). «Tu és terrível; e quem subsistirá à tua ira, se Te irares?» (Salmo 76:7). Quem te livrará das Suas mãos? O dinheiro? «Não aproveitam as riquezas no dia da ira» (Provérbios 11:4). Os reis, os exércitos? Não. «Dirão aos montes e aos rochedos: caí sobre nós, e escondei-nos do rosto d'Aquele que está sentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque +é vindo o grande dia da Sua ira, e quem poderá subsistir?» (Apocalipse 6:15-17).
- Joseph Alleine (continua)

Sem comentários: