sábado, 29 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

MISÉRIAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM

É tão lastimoso o estado das almas dos que não se convertem, que já me dava por feliz se, pelo menos, conseguisse convencê-los a examinarem profundamente essa situação.

Sei, todavia, por triste experiência, que os não convertidos se deixam embalar por esta sonolência, embora reconheçam que precisam de modificar a sua vida, mas nada fazendo nesse sentido. É que a voz da consciência é sufocada por tantos prazeres sensuais, por tantos negócios mundanos, tantas afeições terrestres, que não se vai além duns frios desejos de arrependimento.

É por isso da maior importância não só convencer essas almas de que ainda não estão convertidas, mas ainda de lhes fazer ver o estado horroroso em que se encontram.

O pior é que me sinto embaraçado logo de início. Quem poderá convenientemente falar aos herdeiros do Inferno da sua pavorosa situação, senão alguém que já lá tivesse estado? (Lucas 16:24). Qual o escritor capaz de descrever essa situação dos que no mundo vivem sem Deus? Impossível, a não ser que conheçamos o infinito oceano de felicidade, que é uma das perfeições divinas, e do qual o estado de pecado exclui os homens. «Quem conhece o poder da Tua ira?»- exclama Moisés (Salmo 90:11). E como descrever aquilo que não conheço? Mesmo que fosse possível, não era para um coração que não tem o menor sentido da vida espiritual.

É precisamente o nosso caso: ter de falar a quem não tem a mínima noção do espiritual, a quem pela sua vida de pecado, «vive» morto.

Se eu pudesse pelo menos dar uma ideia do paraíso, ou representar o reino do Céu, como Satanás mostrou ao Salvador os reinos deste mundo, e a sua glória! Se eu pudesse descortinar esse fogo devorador, com todos os seus horrores, e mostrá-lo aos infelizes que um dia o poderão herdar! Ai! não há olhos que o possam suportar! Ah! se eu pudesse pintar as belezas da santidade ou da glória do Evangelho e ao lado a mais que diabólica deformidade do pecado, quem os poderia compreender? Sem a conversão, o homem anda afastado da vida de Deus, através da ignorância que nele existe devida à cegueira do coração (Efésios 4:18). Não conhece nem pode conhecer o que é de Deus, porque difere muito do que é da terra (1 Coríntios 2:14). Só pela graça da conversão se lhe poderão abrir os olhos (Actos 26:18). É filho das trevas e nas trevas caminha. Sim, para ele a luz são trevas!
- Joseph Alleine

Sem comentários: