terça-feira, 11 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

NECESSIDADE DA CONVERSÃO

1. Sem a conversão o ser humano é inútil. Não será pena que, como criatura, seja inútil a tua vida neste mundo? Antes de te converteres és de facto um ser inútil por não corresponderes à finalidade para que foste criado: para Deus e só para Deus. Se és homem e pensas, considera como foste criado e porque é que existes. Porque terias sido criado à imagem e semelhança de Deus? Considera as nobres faculdades da tua alma nascida para o Céu. Para que foi que Deus tas concedeu? Seria só para te agradar ou para as gozares? Teria Deus criado os homens como as andorinhas, para amontoarem paus e lama, construírem um ninho, criarem os filhos e depois partirem? Os próprios pagãos poderão ir mais além. Se és racional, não imaginarás um fim mais nobre?

Pensa bem. Não te parece que haverá algo de mais útil na tua pessoa? Se não fosses criado para Deus, serias inútil, talvez. Seria melhor nem existires. Se queres então cumprir a finalidade para que vives, só tens que arrepender-te e converter-te.

Sem um fim em vista, quem não se converte é um instrumento sem cordas ou desafinado. É o Espírito do Deus vivo que o repara e o afina pela graça da regeneração, e suavemente o toca pelo poder da graça que nele actua constantemente. Ou então as tuas orações e o culto que prestas a Deus não passarão de música desafinada que nem sequer chegam aos ouvidos do Altíssimo. Todas as tuas faculdades se encontram tão corrompidas no teu estado natural que, se não te purificares das obras mortas, não podes servir o Deus vivo. Quem não está santificado não pode realizar a obra de Deus.

A - Não sabe sequer como começar essa obra grandiosa da justiça, e isto porque a santidade encerra muitos mistérios, tanto na teoria como na prática. Ora quem não está ainda regenerado desconhece os mistérios do reino do Céu. Assim como um analfabeto não pode ler uma obra literária ou deliciar-se com um bom trecho de música por ser incapaz de manejar o instrumento, assim o homem carnal e mundano não pode oferecer ao Senhor um culto digno e agradável aos Seus olhos. Primeiro Deus tem de o ensinar (João 6:45), ele tem de aprender a orar (Lucas 11:1), a saber o que é útil (Isaías 48:17), aprender a caminhar (Oseias 11:3), ou então estará irremediavelmente perdido.

B - Nem mesmo tem forças para isso. Quão frágil é o coração humano! (Ezequiel 16:30). Como em breve se cansa, será um aborrecimento! (Malaquias 1:33). Sem forças (Romanos 6:5), pode dizer que o pecado o matou (Efésios 2:5).

C - Não tem ainda vontade para tal, porque não quer conhecer os caminhos do Senhor (Job 21:14). Não os conhece, nem se preocupa com eles (Salmo 82:5). Não os conhece, nem nunca os compreenderá!
Joseph Alleine (Continua).





























































































Sem comentários: