terça-feira, 25 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

CARACTERÍSTICAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM
(continuação)
Se tendes em apreço a vida eterna, lede com atenção estas linhas, para que tais pecados não vos sejam atribuídos.
1. A ignorância crassa e voluntária (Oseias 4:6). Oh! quantas infelizes almas cometem este pecado, convencidas de que na verdade trilham o caminho do bem e estão destinadas para o Céu! É um assassino que em silêncio comete os seus crimes, julgando que pode ocultar-se d'Aquele que brevemente lhe pedirá contas. Por muitas desculpas que se apresentem, nada desculpará a ignorância, que só vem arruinar a alma (Isaías 27:11; 2 Tessalonicenses 18 2 Coríntios 4:3). Ah! como sofreria um coração humano, se deparasse com o horroroso espectáculo quando alguns protestantes foram fechados num celeiro e, tendo-se aproximado um algoz, ainda com as mãos tintas de sangue humano, de olhos vendados, os matou um por um à machadada, com um sangue frio espantoso! Quanto mais nos devemos horrorizar por tantas vidas espirituais abaladas e postas em perigo, devido à ignorância que, lentamente e em segredo, as vai arruinando. Não consintas que seja este o teu caso! Não te deixes vencer pela ignorância. Se lhe perdoas, ela não te perdoa a ti. Será possível acalentares no teu seio um tal assassino?
2. Reservas secretas que não agradam a Cristo. Abandonar tudo por amor de Cristo, odiar o pai e a mãe, e até a própria vida, isso sim, é um mandamento difícil (Lucas 14:26). Alguns farão mais ainda, mas não é o suficiente, porque não é isso que os vai salvar. Nunca se dedicaram inteiramente a Cristo, seguindo-O com resignação. Têm excepções secretas para a vida, para a liberdade, para a sua profissão, nunca pensando numa abnegação completa. É um erro fundamental que os arruína para sempre (Lucas 14:28-33).
3. A formalidade na religião. Muitos tranquilizam-se com o cumprimento dos deveres sagrados, o que muitas vezes engana os outros, e até os prejudica mais que a própria impiedade, como no caso do fariseu. Ouvem, jejuam, oram, dão esmolas, e, por conseguinte, podem ter a consciência tranquila. E assim, descansando nos seus feitos, estão longe de pensar nas obras do coração, no poder interior e na vitalidade da religião, e caem por fim no Inferno, só porque presumem e estão persuadidos de que se encontram a caminho do Céu. Que horrível, quando a religião serve para endurecer mais o coração dos homens e iludi-los no caminho da eternidade!

Sem comentários: