sexta-feira, 7 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

(ver mensagem em 05/01/2010)

B - Voltamo-nos para as leis e para os caminhos de Cristo, que outrora não admitíamos de forma alguma, mas agora de bom grado escolhemos como norma e guia para a eternidade.

Neste sentido, Deus opera no coração do convertido de quatro maneiras, que é conveniente conhecermos para bem da nossa alma. Ei-las:

a) O juizo é levado a aprovar essas leis e caminhos como os mais justos e os mais razoáveis. A inteligência é convidada a amá-los, e bem assim a rejeitar s antigos preconceitos que se opunham a essa maneira de ver. Os caminhos do Senhor são agora considerados santos, justos e bons (Romanos 7:12). Como David exaltava as maravilhas da Lei de Deus! Como cantava os seus louvores, e admirava as qualidades inerentes e os seus efeitos admiráveis (Salmo 19:8-10, etc.).

O juízo que fazemos das leis e dos caminhos do Senhor tem dois aspectos: um absoluto, outro relativo. O primeiro dá-se quando um homem pensa que se trata dum processo bom duma maneira geral, mas não para ele, ou nas actuais circunstâncias. O segundo quando esse processo é considerado realmente bom, não só em geral, mas também, particularmente, isto é, para ele, novo convertido, para quem as normas da religião se podem aceitar e desejar mais que as riquezas humanas.

Através deste juízo os caminhos do Senhor são tidos como o que neste mundo há de mais santo, mais agradável, mais prudente e mais racional. Assim dirá: «Amo os teus mandamentos, ó Senhor, mais que o oiro, e até que o oiro fino; por isso tenho em tudo como rectos todos os teus preceitos e aborreço toda a falsa vereda» (Salmo 119:127-128). É de notar como aprova tudo aquilo que Deus ensina, e, pelo contrário, desaprova o que Deus proíbe. «Senhor, justos e rectos são os teus juízos. Os testemunhos dados por ti são justos e fidelíssimos. A tua palavra é fiel desde o princípio e cada um dos teus justos juízos dura para sempre». (Salmo 119). Vê como é expresso o consentimento dado a tudo o que é do Senhor!
Joseph Alleine

Sem comentários: