segunda-feira, 31 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

MISÉRIAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM
(continuação)

Pecador, suponho que isto é o suficiente para te fazer considerar que Deus é teu inimigo. Onde irás? Quem te protegerá? Não te resta qualquer esperança a não ser que deponhas as armas e peças perdão, para que venhas a gozar da amizade de Cristo. Se não fosse assim, qualquer outro ser na natureza poderia aliviar-te deste desespero. Mas só em Cristo há possibilidade de perdão, para que Deus deixe de ser teu inimigo. Não querendo abandonar o pecado, nem voltares-te completamente para Deus, através duma verdadeira conversão, a ira de Deus cairá sobre ti duma maneira implacável. «Portanto,, assim diz o Senhor Jeová, eis que eu, sim eu, estou contra ti» (Ezequiel 5:8).

A- Primeiramente, a face do Senhor se voltará contra ti. «A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarreigar da terra a memória deles» (Salmo 34:16). Ai daqueles que assim virem a face do Senhor! Já os egípcios tremiam antigamente! «Porei o meu rosto contra o tal homem e o farei um sinal e um provérbio; arrancá-lo-ei do meio do meu povo, e sabereis que eu sou o Senhor» (Ezequiel 14:8).

B - Em seguida, é o coração de Deus que odeia
todos os que praticam a iniquidade. Ó homem miserável, não te horrorizas ao pensar que és um objecto de ódio do teu Deus? «Deles se angustiou a minha alma, e também a sua alma teve fastio de mim» (Zacarias 11:8). «Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo; afasta-os da minha presença» (Jeremias 15:1).

C - Finalmente, estão contra ti todos os atributos divinos. «Se eu afiar a minha espada reluzente, e travar do juízo a minha mão, farei tomar a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos meus aborrecedores; embriagarei as minhas setas de sangue» (Deuteronómio 32:41-42). É tão exacta a justiça, que o castigo não pode falhar. Deus exigirá contas severas, a não ser que recorras ao perdão. Quando o pecador iluminando pensa na justiça, quando ele vê a balança em que há-de ser pesado e a espada que o há-de executar, que abalo profundo deve sentir! O pior é que Satanás, aproveitando as circunstancias, não deixará de fazer ver que há ainda muito tempo para recorrer à infinita misericórdia divina, e, entretanto, a alma adormece no pecado. Rigorosíssima é a justiça divina, que se manifesta na «indignação e ira sobre toda a alma do homem que pratica o mal» (Romanos 2:8). «Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei» (Gálatas 3:10) É terrível a justiça de Deus contra o pecador que não pede perdão, mais do que a do juiz contra o réu. Tratando-se então de vida ou de morte, pior ainda. Ai do pecador! «Liga-o de pés e mãos; lançai-o nas trevas exteriores; aí haverá choro e ranger de dentes». «Apartai-vos de mim malditos, para o fogo eterno» (Mateus 22:13; 25:41). É esta a terrível sentença que a justiça pronuncia. Por ela serás julgado, ó pecador, e, se não a queres ouvir, só tens uma solução: o arrependimento e a conversão.
- Joseph Alleine (continua)

Sem comentários: