domingo, 16 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

NECESSIDADE DA CONVERSÃO

B - Daí a esperança da salvação é absolutamente inútil. Mas esta esperança é injuriosa para Deus e prejudicial para ti. Há morte, desespero e blasfémia nesta esperança.

Primeiramente, a morte. A tua confidência será arrancada da tua tenda, porque Deus arrancá-la-á com raiz e ramos e será levada ao rei dos terrores (Job 18:14). Embora se encoste a esta casa, ela não se terá firme; ampará-la-á e ela não ficará em pé (Job 8:15).

Em segundo lugar é o desespero. «Qual será a esperança do hipócrita, quando Deus lhe arrancar a alma?» (Job 27:8). Terminará então a sua esperança. Efectivamente, a esperança do justo tem um fim , que não é para destruir, mas para aperfeiçoar. O perverso dirá por fim, como Job: «Quebrou-me de todos os lados e eu me vou; e arrancou a minha esperança, como a uma árvore» (Job 19:10). «O justo até na sua morte tem esperança» (Provérbios 14:32). Quando a natureza está moribunda, a esperança vive ainda; o corpo desfalece, mas a esperança revigora. É que se trata duma esperança viva, que não conta para a condenação! «Morrendo o homem ímpio, perece a sua expectação, e a esperança do iníquo perde-se» (Provérbios 11:7). A sua esperança fica frustrada, e a sua confiança será como a teia de aranha (Job 8:14), que esta gera das suas entranhas. Mas vem a morte a destruir tudo e assim há um fim daquilo em que confiava. «Os olhos do ímpio desfalecerão e a sua esperança será o expirar da alma» (Job 11:20). Os perversos fixam-se na sua esperança carnal, apoderam-se dela, não a deixam partir, mas a morte chegará em breve, procurando destruir a alma e a esperança que nela reside. Quem ainda não se santificou tem esperança só nesta vida, e, por isso, é como o mais miserável de todos os homens. Chegando a morte, abisma-se num desespero sem fim.

Por último vem a blasfémia. Ter esperança na salvação, embora sem a conversão, é fazer de Deus mentiroso. Misericordioso e compassivo como Ele é, disse-te que nunca te salvará enquanto permaneceres na ignorância e na injustiça. Numa palavra, seja como for, a salvação só é possível se nos tornarmos uma nova criatura. Ora, dizer que Deus é misericordioso e esperar que nos salve sem a conversão é como se quisesse dizer: «Esperamos que Deus não cumpra o que diz». Os atributos de Deus são imutáveis. Deus quer glorificar a misericórdia, mas sem prejuízo da verdade.

Objecção: Mas nós esperamos em Jesus Cristo, pomos toda a nossa confiança em Deus, e por isso não duvidamos da salvação.

Resposta: Assim não é ter esperança em Cristo, mas contra Cristo. Esperar ver o reino de Deus sem nascer de novo, esperar encontrar a vida eterna na estrada larga, é fazer de Cristo um falso profeta. A defesa de David é a seguinte: «Espero na tua Palavra» (Salmo 119:81). Mas aquela esperança é contra a Palavra de Deus. Aponta-me um caso em que Cristo te dê esperança de salvação na ignorância e no desprezo do culto, e dar-te-ei razão.

Deus rejeita esta esperança. Os que o profeta condenou continuaram no pecado: «Ainda se encostam ao Senhor»(Miquéias 3:11). Deus nunca servirá de apoio aos pecados do homem. Deus rejeitou ainda aqueles pecadores que se obstinaram em continuar nas suas transgressões e ainda se apoiavam no Deus de Israel.

Se tem algum valor a vossa esperança, purificar-vos-á dos pecados (1 João 3:3), mas será maldita aquela esperança que se alimenta do próprio pecado.

Objecção: Vamos então perder a esperança?
Resposta: Sim, podes perder a esperança, se não te converteres. Sem a santidade podes desesperar de ver a face de Deus, mas com ela não há motivos para desesperos. Pela graça de Deus podes e deves chegar ao arrependimento e à conversão.
- Joseph Alleine

Sem comentários: