sexta-feira, 28 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

CARACTERÍSTICAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM

12. Uma segurança carnal, isto é, uma confiança presunçosa de que está quase certa a salvação. Há muitos que se julgam em segurança, quando sobre eles está prestes a cair a destruição e a morte. É o caso das virgens loucas do Evangelho, que dormiam em vez de velarem, e quando correram a comprar azeite para as lâmpadas, fechou-se -lhes a porta. Quantos não imitam estas virgens! E onde é que eles se não encontram? Por toda a parte os vemos, confiando em si próprios, julgando-se honestos e cumpridores, mas nunca se resolvendo a mudar de vida, e assim arriscando-se a perderem-se para sempre. E tu, bom leitor, estarás em paz? Em que se baseia essa paz? Na Escritura? Sabes quais são as características do verdadeiro crente? Sabes se vais um pouco mais além de que um hipócrita mundano? Pois, então, tem cautela com a tua paz! Por vezes é uma paz inimiga da alma, que pode conduzir-te à ruína.

Nesta altura, estou já ouvindo todos os meus leitores exclamando com os discípulos: «Quem se salvará, então?» Afastem-se das nossas comunidades todos os que pertencem às duas categorias que acabámos de apresentar, e veremos como são poucos os que se salvam. Será um rebanho na realidade muito pequeno. De todos os que me ouvem e lêem, sai apenas que hão-de salvar-se os que a sério pensarem numa séria conversão.

E agora tu, ó consciência, cumpre a tua missão. Fala àquele que ouve ou lê estas páginas. Se nele encontrares qualquer daquelas características, aponta-lhe a sua situação. Não mintas. Não lhe fales de paz, quando Deus lhe fala de guerra. Não te deixes cegar pelos sentidos ou pelo amor-próprio. Fala dos perigos em que se encontra quem lê estas linhas. Em nome de Deus te peço para falares verdade. Há ou não uma conversão em vista? A quem se presta culto: a Deus, ou ao mundo e aos prazeres? Quem acima de tudo Deus, ou a carne? Responde.

Por quanto tempo viverá esta alma na incerteza? Ó consciência, dize o que te parece. Trata-se ou não duma nova criatura? Como a achas? Operou-se nela uma completa transformação? Quando, onde e como se deu esse novo nascimento? Podes, pelo menos à luz da Escritura, provar essa transformação? Deu-se um afastamento total de toda a falsidade? Estará esta alma plenamente convencida do pecado e da perdição eterna, se não se entregar totalmente a Jesus Cristo? Ou achas que não se encontra dominada pela ignorância? Julga-la fora das garras da injustiça? Parece-te que ora frequentemente, que não despreza a Palavra de Deus, que é estranha às alegrias deste mundo? Nunca a surpreendeste na mentira? Que dizes do seu coração? Responde francamente. Maldoso, sensual, avarento? Responde francamente. Podes considerar esta alma fora daquelas vinte e duas classes que apresentamos? Se nalguma delas a colocas, põe-na de parte, pois ainda não pertence ao número dos santos. Ou se converte e se transforma numa nova criatura ou não entra no reino dos céus.

Meus bons irmãos, não vos atraiçoeis a vós próprios. Não enganeis o coração, deixando-vos cegar obstinadamente. Estabelecei um tribunal e colocai frente a frente a Palavra de Deus e a vossa consciência. Vede o que uma e outra vos dizem a propósito da vossa situação espiritual. Indagai o mais possível, de maneira a evitar todo o erro, que pode ser fatal. Mil e uma tentações militam para que o resultado não seja eficiente. Cautela, pois. Procurai o que puderdes em todos os recantos da alma. Satanás é o pai da mentira. Sabe como agir. Finge, como ninguém. Avante, pois. E coragem! Não confieis no vosso coração! Que seja Deus a examinar-vos e a conhecer o vosso íntimo! Outra ajuda externa será inútil, e até prejudicial, desde que não seja bem intencionada. Só o poderá fazer convenientemente um bom amigo cristão, ou melhor, um fiel ministro. Não descanseis, enquanto não conhecerdes a fundo em que estado se encontra a vossa alma!

Que o bom Deus, que perscruta os rins e os corações, vos auxilie neste trabalho!
- Joseph Alleine

Sem comentários: