sábado, 15 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

NECESSIDADE DA CONVERSÃO

4. Sem uma verdadeira conversão será inútil a tua esperança. «A esperança do hipócrita perecerá» (Job 8:12-13). «O Senhor rejeitou as tuas confianças» (Jeremias 2:37).

A - É inútil a esperança do conforto. A conversão não é necessária só para a salvação, mas também para te confortar a condição em que vives. Sem ela não terás paz (Isaías 59:8). Sem o temor de Deus não podes ter o conforto do Espírito Santo (Actos 9:31). Deus fala de paz apenas ao Seu povo
e aos Seus santos (Salmo 85:8). Se tiveres uma paz falsa, continuando no pecado, não a atribuas a Deus, pois não é difícil adivinhar o autor. O pecado é uma doença (Isaías 1:5), sim, é a pior das doenças; é a lepra na cabeça (Levítico 13:44); a chaga no coração (1 Reis 8:38); a fractura dos ossos (Salmo 51:8), enfim, um mal que fere e atormenta (1 Timóteo 6:10). Não é fácil o sossego no auge da doença, como não é fácil o conforto quando se vive no pecado.

Ó infeliz, não vês o perigo de morte? Não admira que um pobre homem doente na sua rudeza continue a dizer que se encontra bem, quando já na face se adivinha que está prestes a baixar à sepultura!... Sabes que sem a conversão tudo te parece bem e em ordem, e, portanto, não há necessidade de médico. Pois bem, isto já é o suficiente para te mostrar o perigo em que vives.

O pecado produz naturalmente doenças e perturbações na alma. Que tempestade contínua se desencadeia numa alma descontente! O que é a paixão, senão uma febre que ataca o espírito? O que é o prazer, senão um fogo no interior do corpo? O que é o orgulho, senão uma hidropisia mortal? A cobiça não será uma sede insaciável? A malícia e a inveja não serão venenos prejudiciais? A preguiça espiritual é o escorbuto da alma e a tranquilidade carnal numa letargia mortífera. Como terá a alma o conforto necessário, contaminada por tantas doenças? Mas a graça da conversão cura e sossega o espírito, preparando a alma para uma paz firme e imortal. «Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço» (Salmo 119:165). São os caminhos da sabedoria que trazem prazer e paz (Provérbios 3:17). David teve muito maior prazer na Palavra de Deus do que em todos os que a sua corte lhe proporcionava (Salmo 119:103 e 127). Em boa verdade a consciência não pode estar em paz enquanto não estiver totalmente purificada (Hebreus 10:22). Maldita é aquela paz que se mantém no caminho do pecado (Deuteronómio 29:19-20). Há duas espécies de paz que são mais de temer que qualquer outra preocupação nesta vida: a paz com o pecado e a paz no pecado.
Joseph Alleine

Sem comentários: