sábado, 22 de maio de 2010

UM GUIA SEGURO PARA O CÉU

CARACTERÍSTICAS DOS QUE NÃO SE CONVERTEM

Enquanto nos dedicamos a afirmações gerais, é pouco ou nulo o fruto a esperar. Precisamos, pois, de utilizar outros meios mais violentos, Tal como sucedeu com Natã e David. «Tu és o homem» - exclamou aquele, quando viu aproximar-se o amigo. Oralmente, poucos negarão a necessidade do novo nascimento, mas no íntimo não deixam de admitir que só mais tarde há necessidade duma tal transformação. E porque se sabem isentos daquela grosseira hipocrisia que se aproveita da religião para enganar o próximo, e ainda encobrir outros crimes, confiam na sua sinceridade, não suspeitando que maior hipocrisia é a deles, visto que enganam a sua própria alma. Mas é tal a ilusão, que não sei por onde começar a demonstrá-la. Ai dos que não se convertem, se não têm quem os desengane. Mas como?

«Ó Luz divina, que tudo penetrais, guiai-me, como outrora ao profeta, até ao mais íntimo do coração dos pecadores, e ponde a descoberto as abominações que ali se encontram nas trevas. Enviai o Vosso anjo adiante, como a Pedro, e fazei com que as portas de ferro se abram diante de mim. Assim como Jónatas se deliciava com o mel, mesmo antes de o provar, assim concedei-me, ó Senhor, que a todos quantos lerem estas linhas, se lhes iluminem os corações, despertem as consciências para que vejam, ouçam e se convertam».

A primeira coisa que temos de supor é que a maior parte dos homens estão plenamente convencidos de serem bons, quando, na realidade, o seu coração está cheio de maldade. Ouve a Verdade em pessoa, a afirmar, no caso dos crentes de Laodiceia, que, julgando-se ricos, não passavam de desgraçados, miseráveis, pobres, cegos e nus (Apocalipse 3:17). «Há uma geração que é pura aos seus olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundície» (Provérbios 30:12). Ninguém melhor do que Paulo reconheceu a sua insignificância enquanto não se converteu (Romanos 7:9). Enganam-se por isso aqueles que se julgam demasiado fortes na sua auto-suficiência. Quão longe estão ainda da verdadeira conversão!

Sendo mais concretos, tal como sucedeu com os simpatizantes do Anticristo, assim os que não se convertem trazem por assim dizer gravados na testa os sinais que os definem e assinalam. Já o Apóstolo reconheceu nos seus leitores alguns desses sinais: «Bem sabeis que nenhum fornicário ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs, porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência» (Efésios 5:5-6). «Mas quanto aos tímidos, aos incrédulos, aos abomináveis, aos homicidas, aos fornicários, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é uma segunda morte» (Apocalipse 21:8). «Não sabeis que os injustos não hão-de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os beberrões, nem os maldizentes, herdarão o reino dos céus» (1 Coríntios 6:9-10). Ai daqueles cujo nome estiver escrito neste catálogo! É sinal de que ainda estão longe da conversão, mas que, se quiserem, podem herdar o reino dos céus! - Joseph Alleine





































































































































































































































































»

Sem comentários: